PET Educação entrevista docentes em trabalho remoto

Evidenciar como um grupo de professores está atuando nesse momento em que a educação formal, presencial e remota, está em foco na sociedade foi a intenção do Grupo de Educação Tutorial – PET Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Para tal, em maio o grupo deu início ao estudo de um tema pertinente a esses “novos tempos”: o trabalho remoto.

Inicialmente em contato com três profissionais que atuam em locais de ensino peculiares (na rede pública municipal, em escola privada e na Faculdade de Educação da UFPel), o desejo era, ao fim de um tempo de perguntas e respostas, elaborar um pequeno artigo sobre como professores estão se relacionando com o estudo – ensino e a aprendizagem, seus e de seus alunos e/ou filhos – especialmente nesse tempo. Além desses três profissionais, foi criado um grupo composto por 79 professores em uma rede social, a quem também foram dirigidas perguntas, com o intuito de dialogar sobre vínculo e trabalho durante a suspensão das aulas presenciais. Tendo recebido boa acolhida, o projeto foi levado a cabo nesta semana, quando foram publicados os últimos resultados do estudo.

Os primeiros depoimentos foram publicados em 13 de junho de 2020, no Blog do PET Educação e podem ser conhecidos aqui.

Mais informações acerca da pesquisa estão no site do PET Educação.