Estudo da UFPel investigou os efeitos das medidas de isolamento social na Educação Física

Um estudo da Escola Superior de Educação Física da UFPel investigou os efeitos das medidas de isolamento social na Educação Física. A pesquisa foi realizada com os profissionais de Educação Física da cidade de Pelotas através de  um questionário online com perguntas relacionadas a carga horária de trabalho, uso de plataformas digitais para aulas, sintomas de ansiedade e depressão. Ao todo, 293 professores de Educação Física atuantes em academias de ginástica, escolas particulares e no Projeto Vida Ativa responderam o questionário.

O uso de plataformas digitais para montagem de aulas, que já existia antes da pandemia da COVID-19, apresentou um aumento de 30%. Apesar de não relatarem dificuldades com o uso de plataformas digitas para montagem de aulas e treinamentos, os professores relataram que a intensidade e duração das mesmas diferem de forma substancial, quando comparadas a aulas presenciais. Ainda, a opinião dos professores sobre o uso de plataformas digitais no futuro é de incerteza.

As medidas de isolamento social afetaram a carga horária dos professores, que relataram uma redução de 50%. Consequentemente, a maioria dos professores teve seus rendimentos mensais afetados de forma negativa, em mais de 50% em relação ao período anterior ao isolamento social. Outro achado importante é em relação a saúde mental desses profissionais. Quatro em cada cinco pessoas relataram maior percepção de sintomas de ansiedade, e duas em cada três sentiram que pioraram sintomas de depressão durante o isolamento social.

Publicado em 26/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Educação Física, ESEF.