Sala Virtual de Apoio Pedagógico amplia horários e atividades

Com início do Calendário Alternativo, a Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento. A partir da semana que vem, a Sala estará aberta de terças a sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Para participar basta acessar este link.

As atividades são variadas e têm o objetivo de auxiliar e colaborar no melhor desempenho dos estudantes. A sala conta com temas específicos e com espaços para conversas sobre técnicas de estudo, dentre outras atividades, como leitura literária e interpretação de textos, técnicas de estudo, escritas autobiográficas formativas, exercícios de pensamento lógico, meditação guiada, dentre outras demandas que possam surgir.

Todas as semanas, serão publicizadas as atividades para que o aluno possa escolher o que deseja ou necessita em sua formação. A programação será informada nas redes sociais da UFPel e na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A iniciativa parte da crescente necessidade de criar estratégias para a permanência com qualidade dos estudantes da UFPel. A Sala é vinculada ao Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Discentes (PIAPE) da PRAE. “Assim, aprofundamos o trabalho mais voltado ao Pedagógico com vistas ao que estamos chamando de ‘Psicopedagogia do Cuidado’”, destacou a coordenadora, professora Lúcia Peres.

O Programa é voltado aos estudantes, prioritariamente, beneficiários da PRAE, visando atender os discentes, em grupos ou individualmente, a partir de suas necessidades específicas de aprendizagem – sejam elas relacionadas aos conteúdos disciplinares historicamente associados a elevadas taxas de retenção, sejam relacionadas a outros campos dos saberes que possam impedir o bom aproveitamento dos estudantes.

A intenção da Sala Virtal é permanecer próximo dos estudantes, mesmo que de longe. “Participe, tire suas dúvidas, melhore seu desempenho e percorra seu caminho com leveza”, convida a professora.