Conectar lança edital de seleção para incubação e pré-incubação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de novos empreendimentos de Base Tecnológica que farão parte do Programa de Pré-Incubação e Incubação externa da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica Conectar, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A Conectar tem como objetivo principal abrigar empresas cujos processos, produtos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas básicas ou aplicadas nos quais a ciência e a tecnologia geram inovação e representam valor agregado. Como resultado de suas atividades, a Conectar tem como missão disseminar a cultura empreendedora, conectando a comunidade e a universidade para potencializar o desenvolvimento regional.

A categoria Pré-Incubação busca apoiar empreendedores na transformação de projetos ou ideias em empreendimentos de base tecnológica, por meio de um processo de acompanhamento, avaliação técnica e econômica para percepção de sua viabilidade. Esse processo auxiliará o empreendedor a obter uma análise mais aprofundada da tecnologia que desenvolve, do ponto de vista mercadológico e de desenvolvimento do produto, processo ou serviço, além da definição e/ou adequação da equipe do projeto. Nessa fase são realizados cursos, seminários, palestras e consultorias, com o objetivo de auxiliar os empreendedores a vislumbrarem a evolução e planejarem a gestão do novo empreendimento.

Já a Incubação visa o fortalecimento e a capacitação das empresas, por meio da formação dos empreendedores, estruturação e crescimento do negócio e o aumento das suas capacidades competitivas. Essa categoria busca identificar propostas com certo grau de amadurecimento. As empresas, após avaliadas pela equipe gestora da Incubadora Conectar e pelo Comitê Gestor, se estiverem aptas, serão incubadas mediante assinatura de contrato.

Todos os detalhes estão no edital, que pode ser acessado aqui.