Início do conteúdo

Cesar Victora palestra, em webinar, sobre crise da Covid-19 no Brasil

O Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami, promove o seminário on-line “Covid-19 in the Americas: The Emerging Crisis in Brazil”, com a participação do epidemiologista Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas.

O webinar terá transmissão ao vivo, em inglês, nesta quinta-feira, 25 de junho, às 15h (horário de Brasília), com link de acesso pela plataforma Zoom, em https://miami.zoom.us/j/94497316878#success .

O público poderá enviar perguntas antecipadamente aos palestrantes pelo formulário disponível no link https://miami.zoom.us/j/94497316878 . O webinar terá moderação da diretora do Instituto de Estudos Avançados das Américas, Felicia Knaul.

Confira, abaixo, sinopse do Instituto de Estudos Avançados das Américas sobre o webinar.

******

Covid-19 nas Américas: a crise emergente no Brasil.

Quinta-feira, 25 de junho, 15h-16h30 (horário de Brasília).

O Brasil é hoje o foco global da pandemia de COVID-19, com mais de mil mortes diárias, 54 mil novos casos por dia, e mais de um milhão de casos no total. As falhas do Presidente Bolsonaro em responder à pandemia – sem lockdown nacional, nenhuma campanha de testagem para o país, nem plano nacional – transferiram toda a responsabilidade de reduzir o impacto do vírus aos governos locais e estaduais.

Agora é a hora de agir. O Brasil corre o risco de eclipsar os EUA como o país mais afetado pela pandemia no mundo, se as tendências atuais se mantiverem.  O Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami, convida a todos para webinar sobre novos dados da prevalência de coronavírus no Brasil e respostas políticas comparativas em nível estadual.

A diretora do instituto, Drª. Felicia Knaul, irá moderar o seminário, fazendo a abertura com a apresentação de um panorama regional baseado no Observatório da COVID-19 nas Américas, da Universidade de Miami.

O especialista de renome mundial em saúde pública, Dr. Cesar Victora, irá apresentar a palestra principal “COVID-19 no Brasil: um país, várias epidemias”, com base no Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19).

O Epicovid19, primeiro estudo a estimar a prevalência de coronavírus no país, fornece evidências científicas em tempo real sobre a proporção de casos e a velocidade de transmissão da Covid-19 no Brasil. Os dados inéditos foram levantados pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas.

A palestra será seguida de comentários e apresentação do Professor Michael Touchton sobre dados comparativos do Observatório da Covid-19 no Brasil, da Universidade de Miami, em relação às respostas de políticas públicas dos estados brasileiros à pandemia.

Os dados pintam o quadro de uma pandemia partidária: os estados mais pobres, com governantes de oposição a Bolsonaro, têm as respostas mais rigorosas. Além disso, revelam que muitos estados estão reabrindo rapidamente, sem exigências para uso de máscaras ou qualquer outra medida de proteção.