Início do conteúdo

UFPel e UFSM realizam pesquisa sobre avaliação de estados emocionais, cotidianos e dispositivos virtuais de ajuda e suporte mútuo à população

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão realizando uma pesquisa sobre o impacto na saúde mental da população brasileira durante esse momento de pandemia. O título da pesquisa é: Pandemia de COVID-19 no Brasil: avaliação de estados emocionais, cotidianos e dispositivos virtuais de ajuda e suporte mútuo à população, coordenada pelas professoras Dra. Éllen Cristina Ricci do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e pela Dra. Tatiana Dimov do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSM.

A pesquisa é composta por duas etapas virtuais: a primeira é a aplicação da escala DASS para avaliar o impacto na saúde mental das pessoas gerado pela pandemia e de um questionário sociodemográfico; e a segunda é um convite para participar de grupos de ajuda mútua online, que são grupos nos quais os participantes trocam experiências de vida e estratégias para lidar com seus problemas comuns. Ao final, a ideia da pesquisa é avaliar o impacto na saúde mental das pessoas e a eficácia desses grupos durante esse momento.

Para compreender melhor a situação a população foi dividida em seis grupos: população em geral; pessoas com sofrimento psíquico que faziam algum tipo de acompanhamento e que estão em isolamento; trabalhadores da saúde que estão atuando nesse momento de pandemia; pessoas diagnosticadas com COVID-19; familiares de pessoas diagnosticadas com COVID-19; e pessoas enlutadas em função da perda de um familiar, colega ou ente querido pelo COVID-19.

Para responder o questionário destinado à população em geral e pessoas com sofrimento psíquico prévio clique aqui:

https://forms.gle/7eqMGzMoAoQ9mFXG7

Para responder o questionário destinado a profissionais de saúde clique aqui:

https://forms.gle/CmSLy9ZeC2eFEXAZ7

Para responder o questionário elaborado para familiares/cuidadores de pessoas diagnosticadas com COVID-19 e para pessoas enlutadas em função da perda de um familiar, colega ou ente querido pelo COVID-19 clique aqui:

https://forms.gle/u3p52NmVHR57UMvp8

Para responder o questionário destinado a pessoas diagnosticadas com COVID-19 clique aqui:

https://forms.gle/fJoQs693VJLeLfRR8

Publicado em 19/06/2020, em Notícias. Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Pesquisa, Terapia Ocupacional.