Projeto de pesquisa lança “Drama em Drops”

O projeto de pesquisa “Leituras do Drama Contemporâneo”, vinculado ao curso de Teatro – Licenciatura do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estreou em suas redes sociais sua mais nova ação de leitura: “Drama em Drops”. A atividade faz parte das iniciativas do grupo em pensar na transposição de algumas de suas ideias de leituras dramáticas e compartilhadas para o campo virtual.

Existente desde 2015 na Universidade, o projeto faz estudos sobre a literatura dramática contemporânea e realiza periodicamente leituras dramáticas abertas ao público, como forma de divulgar textos teatrais e de abrir espaço para debater com espectadores, desta forma ampliando o alcance de sua pesquisa.

Com o início da pandemia, as leituras presenciais foram suspensas e o coletivo vem pensando em algumas formas de seguir divulgando a dramaturgia e mantendo suas ações remotamente.

A primeira dessas formas foi o “Drama em Drops”. A iniciativa consiste em vídeos curtos com a leitura de fragmentos de textos teatrais escolhidos pelo grupo, postados nas páginas de Instagram, Facebook e YouTube do projeto. Neste domingo (7), foi lançado o vídeo de estreia, com fragmento de “Ninguém falou que seria fácil” (2012), de Felipe Rocha, lido pela discente Brenda Seneme. A proposta é que novos vídeos sejam lançados em breve.

Atualmente, o projeto é composto pelos estudantes Brenda Seneme, João Vitor, Lorena Zanetti, Milena Vaz, Kelvin Marum Machado, Gabryel Pioner e pelo professor de teatro egresso da UFPel, Mario Celso Pereira Junior. A coordenação é da professora Fernanda Vieira Fernandes.

Veja o vídeo aqui.