Live aborda situação da pandemia no Norte do país

Seminário online terá transmissão ao vivo nesta terça-feira (9), às 9h, pelo Facebook da SBPC-Pará, dentro da programação da Marcha Virtual pela Vida

Os resultados da primeira fase da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil, serão tema do seminário online “Epicovid19-BR: Várias Epidemias no Brasil e a Situação Preocupante da Região Norte”. O evento tem transmissão ao vivo nesta terça-feira (9), às 9h, pela página da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, regional do Pará (SBPC/PARÁ) no Facebook, dentro da programação nacional da Marcha Virtual pela Vida.

No seminário, o coordenador geral da pesquisa e reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallal, apresentará os resultados da primeira fase do levantamento nacional, com foco sobre as altas prevalências de infecção pela Covid-19 encontradas nas cidades da Região Norte. Os dados evidenciaram “várias epidemias num só país”, com diferenças regionais marcantes: entre as 15 cidades que registraram as maiores prevalências, onze estão situadas no Norte do país.

“Buscamos, com este webinário, estimular o diálogo entre academia e serviço de saúde e somar esforços para encontrar caminhos de conter a pandemia com prudência e critérios epidemiológicos”, diz a médica sanitarista e secretária adjunta da SBPC/Pará, Rosa Carmina Couto.

A apresentação será seguida de debate com participação do epidemiologista e docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Bernadino Cláudio de Albuquerque, e do coordenador da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) do Amazonas, Guilherme Carvalho, com moderação da médica sanitarista Rosa Couto.

A atividade tem organização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência/SBPC-PA, como parte da programação nacional da Marcha Virtual pela Vida, que acontece nesta terça-feira, dia 9, com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento de valores fundamentais à garantia de condições de enfrentamento da pandemia de coronavírus: Direito à Vida, Fortalecimento do SUS, Defesa do Meio Ambiente e Democracia.

Veja a programação da Marcha Virtual Pela Vida:

Manhã – até 12h: Atividades organizadas pelas entidades e movimentos, como webninars, e mobilizações nas suas próprias redes sociais

12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida

12h: Manifestação virtual em Brasília, com avatares (Manif.app)

13h-15h: Painel online de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos da Declaração “Marcha pela Vida”

16h: Ato político de apresentação pública dos pontos essenciais da Marcha

18h-19h: Programação cultural .

Publicado em 08/06/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus, Covid-19, Epidemiologia, Medicina, Pesquisa, Pós-graduação, saúde.