Covid – UFPel treina profissionais no atendimento à parada cardíaca

A Universidade Federal de Pelotas realizou o curso Atendimento Padrão da Parada Cardíaca para clínicos em tempos de Covid. A atividade foi destinada às equipes de saúde, incluindo técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiras e médicos, que estão envolvidas no atendimento dos pacientes com Covid internados ou que cheguem em locais com recursos de suporte avançado de vida.

O foco foi a segurança da equipe, ao oferecer o melhor atendimento possível para a situação de parada cardíaca do adulto. No dia 4 de junho, terminou a primeira edição. Foram 60 profissionais treinados. Eles foram divididos em seis turmas de dez, para minimizar o risco de contaminação durante o curso.

O modelo de treinamento adotado, em função da Covid, foi o híbrido. Todos os estudantes receberam material com textos em português e com vídeos gravados.  Os referenciais teóricos adotados foram as publicações da American Heart Association (AHA), o UpToDate e o New England Journal of Medicine.

Os profissionais puderam se atualizar e estudar habilidades não técnicas utilizadas para o gerenciamento de situações de crise em emergências aeronáuticas. As atividades práticas foram divididas em duas semanas.

Na primeira semana, os treinamentos de habilidades foram praticados em quatro estações, segundo as competências profissionais. Uma, dos médicos, para intubação endotraqueal dentro das regras de segurança necessárias para o cenário Covid. Outra para a oxigenação dos pacientes com a doença, respeitando toda a segurança da equipe conforme as diretrizes provisórias da AHA. A terceira, mais dedicada aos técnicos de enfermagem, para que praticassem a técnica correta de palpar o pulso carotídeo e de executar as compressões torácicas externas. A quarta estação de nivelamento foi para praticar a aplicação segura do choque de desfibrilação em adultos.

Na segunda semana, utilizando recursos de simulação realística, as equipes praticaram o atendimento de cinco casos simulados com intubação endotraqueal e sistematização da abordagem da parada cardíaca do adulto, dentro da enfermaria Covid.  Todo atendimento simulado foi seguido por uma revisão do procedimento chamado “debriefing”, que visa qualificar a equipe para a próxima emergência.

O curso foi coordenado pelo professor Samir Schneid, da Faculdade de Medicina, e operacionalizado pela técnica de enfermagem Cláudia Caldeira Gomes.  Contou com o apoio didático e operacional do estudante de Medicina Erick de Freitas, do quinto semestre, autorizado formalmente pela Universidade a participar dessa atividade, desde que respeitadas as regras de segurança padrão, e com a organização da gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital da UFPel/EBSERH, Beatriz Vogt.

“Importante agradecer ao professor Marcelo Capilheira, diretor da Faculdade, incansável no apoio, bem como a enfermeira Lourdes Brasil, que garantiu toda a infraestrutura necessária para o sucesso do curso, bem como para a segurança tanto dos alunos, como dos docentes, tendo em vista o trabalho competente de todo o pessoal de higienização que nos acompanhou o tempo todo”, observou o professor Samir.

Conforme o docente coordenador do curso, o material produzido compatibiliza os melhores padrões de atendimento de parada cardíaca de adultos com a segurança da equipe em tempos de Covid. “É uma oportunidade única para a equipe de saúde treinar as habilidades individuais e, especialmente, uma excelente oportunidade para qualificar as habilidades não técnicas, tão necessárias para o adequado entrosamento dos profissionais nesses momentos de tanta ansiedade para todos”, diz.

“Estivemos envolvidos no treinamento de super heróis, mas estamos conscientes de que não temos super poderes, por isso, preparamos um curso com todo o nosso melhor, para um cenário onde só o melhor faz sentido”, alerta Samir.