Início do conteúdo

Capacitações têm inscrições abertas e novos eventos programados

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP) da Progep está com inscrições abertas para capacitações e também divulga novos eventos programados. Veja abaixo.

1 – Curso LibreOffice Calc – Básico  A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CDP/PROGEP) comunica que abriu inscrições para o curso LibreOffice Calc – Básico, que será realizado na modalidade on line (com tutoria), no ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle).  O curso será realizado de 15 de junho a 15 de julho de 2020, tendo como objetivo capacitar os servidores para trabalharem com esse programa de planilhas a partir da instalação e configuração, recursos, inserção de dados, formatação básica, classificação de dados, introdução ao uso de funções e geração de gráficos.  Link da notícia: https://wp.ufpel.edu.br/progep/2020/06/03/curso-libreoffice-calc-basico/  .

2 – Eventos do projeto Capacita na Web, conforme segue:  Link da notícia: https://wp.ufpel.edu.br/progep/2020/06/08/rodas-de-conversa-do-capacita-na-web-servidor-inscreva-se/

A Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal está promovendo novos eventos, através do projeto Capacita na Web. Veja a programação das rodas de conversa:

17 /06     09h  DOAÇÃO DE SANGUE: Da Doação à Transfusão

Principais dúvidas e anseios sobre doação de sangue, os procedimento da doação como um todo, até a infusão no receptor, serão alguns dos temas abordados. Além disso, os cuidados que são tomados com o doador e o receptor no momento da transfusão e os critérios de aptidão do doador e por quais motivos eles são determinados.

18 /06     09h MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E PANDEMIA

Como a pandemia interfere na sociedade, quais as consequências e os impactos causados ao meio ambiente e pontos positivos e negativos, serão os temas abordados  nesta ação.

23/06     09h  A PANDEMIA PODE (DES)ENGAJAR AS PESSOAS!

O encontro tem por objetivo o compartilhamento de ideias a respeito dos elementos formadores da cultura organizacional (valores compartilhados, artefatos e pressupostos básicos) e a adaptação deles em momento   de pandemia.

24/06     14h   A MEDITAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA CULTIVAR O EQUILÍBRIO EMOCIONAL EM TEMPOS DIFÍCEIS

A pandemia modificou a rotina de todos. Ao mesmo tempo que temos uma oportunidade de reavaliar valores, hábitos, relações e reconhecer a natureza da vida humana em maior profundidade, para algumas pessoas e para nós mesmos pode não ser. Podemos nos afligir muitas vezes e nossa mente nos “arrastar” para situações assustadoras fazendo previsões catastróficas e é muito importante que tenhamos um recurso para interromper esse fluxo. Um caminho muito eficiente para isso é perceber as sensações do corpo e da respiração, convidando a mente aflita para esse campo silencioso e tranquilo que só tem o momento presente. A prática de meditação nos possibilita o equilíbrio e a chance de enxergar possibilidades diferentes, encontrando no silêncio e quietude um lugar de refúgio. Nessa roda de conversa teremos a possibilidade de interagir sobre nossos anseios, experimentar práticas de respiração consciente e de relaxamento do corpo, desenvolvendo habilidades internas para lidar com as adversidades da vida cotidiana.