Início do conteúdo

ALM aprova, na FAO, projeto de 4,8 milhões de dólares

O Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF na sigla em inglês) aprovou nesta sexta-feira (5) US$ 4,8 milhões para um projeto binacional entre Brasil e Uruguai que contará com a implementação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A execução do projeto ficará a cargo da Agência para o Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM-UFPel) e da Direção Nacional de Águas (DINAGUA-Uruguai).

O GEF financia ações ambientais para garantir a sustentabilidade dos mesmos, e o projeto binacional aprovado no Brasil e Uruguai irá apoiar o fortalecimento dos setores públicos e privados na região da bacia da Lagoa Mirim, localizada na fronteira entre o estado do Rio Grande do Sul e o Uruguai, para a ampliação das capacidades de gestão conjunta dos recursos hídricos.

Para o diretor da ALM, professor Gilberto Loguercio Collares, “a aprovação do projeto é resultado do trabalho conjunto da Comissão Técnica de apoio da ALM, pelo lado brasileiro, e da equipe uruguaia que atua na gestão compartilhada da bacia hidrográfica da Lagoa Mirim”. “A partir de ações de responsabilidade da ALM, o aproveitamento sustentável da bacia, o monitoramento integrado da qualidade da água, a elaboração e execução de estratégias para qualificar a gestão do território, o manejo integrado dos recursos aquáticos e a promoção da governança transfronteiriça serão decisivos para a durabilidade e a sustentabilidade dos sistemas de produção e conservação”, completou Collares.

A região da Lagoa Mirim possui um grande potencial de aquicultura e de pesca, além de ser um importante polo de produção de arroz e canal de transporte fluvial para ambos os países. Com a aplicação do recurso, as ações irão assegurar benefícios de forma equitativa na região e a promoção do desenvolvimento sustentável na região. Tais iniciativas se fundamentam no Tratado da Lagoa Mirim, marco histórico na cooperação bilateral entre Brasil e Uruguai no território da Bacia da Lagoa Mirim.

“Recebemos com muito entusiasmo o anúncio do recurso GEF para o país, pois o projeto irá apoiar o desenvolvimento econômico da região, considerando todos os aspectos de preservação do ecossistema e dos recursos hídricos”, explicou Rafael Zavala, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil. Em novembro do ano passado Zavala visitou a ALM que culminou com a proposta de projeto de cooperação técnica entre os governos de Brasil e Uruguai, ALM e DINAGUA, com vistas ao financiamento do The Global Environment Facility (GEF), na área de governança e águas internacionais.

O diretor do Departamento de Recursos Hídricos e de Revitalização de Bacias Hidrográficas (DRHB), do Ministério do Desenvolvimento Regional, Renato Saraiva Ferreira, por mensagem à ALM, manifestou satisfação pela aprovação do projeto e deposita total confiança no grupo gestor e manifesta a certeza que a região e seus atores locais serão os principais beneficiários dos programas que se desenvolverão.