Resumo da epidemia em 22 de maio (valores acumulados)*:

  • no mundo: confirmados: 5.128.492; óbitos: 333.489; recuperados: 1.966.135
  • no Brasil: confirmados: 310.087; óbitos: 20.047; recuperados: 125.960
  • no RS: confirmados: 5473; óbitos: 166; recuperados: 4062
  • em Porto Alegre / RS: confirmados: 601; óbitos: 26; recuperados: 552
  • em Pelotas / RS: confirmados: 55; óbitos: 0; recuperados: 36

O Brasil dentro do cenário mundial:

Nos 2 gráficos a seguir pode-se ver a evolução da epidemia no mundo, após a confirmação do 100° caso para o valor acumulado e para o crescimento diário. Percebe-se que o Brasil apresenta ritmo de crescimento elevado, não apresentando atenuação no avanço da epidemia. O número de casos confirmados no Brasil hoje, é superior ao de países onde a epidemia iniciou semanas antes, como a China, Irã, França, Alemanha, Reino Unido e Itália, sendo o país com o 3° maior número de infectados e de casos ativos (conforme podemos ver destacado na tabela). Analisando os valores por 1 milhão da população, temos no Brasil 1476 casos confirmados e 95 mortes. Ainda, ocupamos a 5ª posição no número de recuperados.

Na tabela abaixo pode-se verificar os dados para o número de infectados, recuperados e ativos para 21 países. Nos dados de infectados, inseriu-se os valores para 30 dias após o caso 1, 30 e 60 dias após o caso 100, com o objetivo de ilustrar como a epidemia se desenvolveu em cada local. O valor por milhão de habitantes também foi inserido.

Na sequência apresenta-se a representação gráfica dos dados de óbitos diários para diversos países (contabilizados a partir do 10° óbito). Inseriu-se as linhas de tendência nos gráficos e dados sobre a população, óbitos acumulados e por milhão de habitantes. Observa-se que vários dos países acompanhados por esta pesquisa têm apresentado diminuição no número de novos óbitos, evidenciando que a epidemia está sendo controlada. No Brasil, Rússia, Peru, Índia, México e Chile o número de óbitos diários tem aumentado. No gráfico da China, a correção de dados de óbitos do dia 17/4 não foi incluída no gráfico devido ao valor elevado em relação aos demais dados (1290 óbitos extras).

É importante lembrar que existem diferenças em como os países registram mortes por Covid-19,  não existindo um padrão internacional definido sobre como contar as mortes e as suas causas (https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52365489). O Ministério da Saúde da Espanha, por exemplo, conta de maneira regular apenas as mortes por coronavírus ocorridas em hospitais. A Itália conta aqueles que testaram positivo para o vírus, independentemente de a causa principal do óbito ter sido coronavírus ou outra condição (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52509734). O Reino Unido relata o número de óbitos baseados em casos confirmados no hospital e não incluem mortes em casas de repouso ou na comunidade, enquanto que a França inclui as mortes em casas de repouso nas estatísticas oficiais diárias. As autoridades belgas dizem que estão contando de uma maneira que nenhum outro país do mundo está fazendo atualmente: contando mortes em hospitais e casas de repouso, mas incluindo mortes em casas de saúde suspeitas, não confirmadas, de casos do Covid-19 (https://www.bbc.com/news/world-europe-52491210).

O RS dentro do cenário brasileiro:

Nos gráficos a seguir, apresenta-se a evolução do Covid-19 para o Brasil. Foram considerados os estados com o maior número de casos confirmados, considerando a partir do 100° caso. O RS segue com trajetória menos intensa que SP, RJ, CE, PE, AM, ES e BA.

Conforme pode-se ver na tabela, o RS possui 48 infectados e 1,46 óbitos por 100.000 habitantes. Dentre os 3 estados da região sul, o RS apresenta o maior indicador no número de óbitos.

Nesta semana, após uma unificação de dados do governo e das prefeituras, foram contabilizados no RS casos de testes passados e que não haviam sido declarados desde o início da pandemia (https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/05/20/apos-unificacao-de-dados-rs-tem-49-mil-casos-confirmados-e-161-mortes-por-covid-19.ghtml). Devido a este acréscimo de casos no RS, a taxa de crescimento da epidemia nos últimos dias passou a ser a 2ª mais alta dentre os estados considerados nesta pesquisa (somente atrás do RJ). O aumento de casos pode ser notado nos gráficos tanto do estado do RS quanto no de alguns municípios. No dia 21/5 o RS registrou 5473 casos confirmados, sendo que destes, 11% estão concentrados na capital, Porto Alegre. Salienta-se que 4062 pessoas já se recuperaram do Covid-19 no RS (74,3%).

Abaixo seguem os gráficos do Brasil, RS e sua capital, Porto Alegre. O modelo matemático SIR, utilizado pelo GDISPEN, foi mantido sem modificação e é apresentado para uma melhor visualização dos resultados.

Apresenta-se na sequência os gráficos das 8 cidades gaúchas que possuem mais de 50 casos confirmados, a pelo menos 10 dias. Devido a unificação dos dados no estado pode-se perceber picos em diversas cidades, não permitindo que o modelo matemático consiga prever este aumento repentino de casos. No total são 251 municípios do RS que possuem casos confirmados (http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/).

Em relação a última publicação do GDISPEN, Pelotas teve 9 novos casos confirmados (dado divulgado pela Prefeitura Municipal de Pelotas). Atingiu-se mais de 50 infectados nesta semana, e na nossa próxima divulgação iniciaremos a acompanhar a evolução local.

Este estudo tem finalidade puramente acadêmica e científica, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, idéias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem. Detalhes da pesquisa e do modelo utilizado podem ser consultados na página do laboratório do Grupo de Dispersão de Poluentes & Engenharia Nuclear (GDISPEN): https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/

* Os dados da epidemia foram consultados as 10h do dia 22.05 nas redes sociais e nos sites: https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6https://covid.saude.gov.br/ , http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ , https://www.worldometers.info/coronavirus/ e https://dms.ufpel.edu.br/p2k

OBS.: Os dados podem divergir de acordo com a fonte consultada.