UFPel realiza atividades na Semana dos Museus 2020

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa uma vez mais das atividades e ações da Semana Nacional dos Museus, que ocorre de 18 a 21 de maio. O evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em 2020 tem como tema “Os Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

Como nos outros anos, adota-se o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o qual norteia as reflexões nos eventos. O tema traz para discussão a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social, considerando as suas muitas possibilidades de atuação, seja na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si, especialmente no contexto das desigualdades presentes na sociedade contemporânea.

Neste ano, por conta das restrições impostas pela pandemia da doença causada pelo COVID-19, a Rede de Museus da UFPel organizou o evento em ambientes virtuais, com a realização de palestras sobre o tema e comunicações de trabalhos por meio de webconferências.

Receberão certificados os participantes que tenham 75% de participação no Seminário. As orientações para registrar presença serão dadas durante o evento.

As comunicações de trabalhos podem ser acessadas neste link.

As palestras podem ser acessadas aqui.

16h – Lançamento do e-book dos Anais da Semana dos Museus 2019
16h15min – Palestra “Museus acessíveis para promoção da igualdade, diversidade e inclusão”, com Viviane Sarraf (pesquisadora-colaboradora do IEB-USP, fundadora e consultora da empresa social Museus Acessíveis)

9h às 12h – Comunicações de trabalhos
17h – Palestra “Um museu para todos – a relevância do Programa de Acessibilidade”, com Desirée Nobre Salasar (terapeuta ocupacional, professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel)

9h às 12h – Comunicações de trabalhos
17h – Palestra “Museus diversos para contextos adversos: reflexões sobre descolonização e a materialização das diferenças”, com Bruno Brulon Soares (professor do curso de Museologia e da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS da UNIRIO, presidente do Comitê Internacional de Museologia – ICOFOM do Conselho Internacional de Museus – ICOM).

9h às 12h – Comunicações de trabalhos
17h – Mesa-redonda “Consultoria para acessibilidade em museus: o papel da pessoa com deficiência”, com os consultores para acessibilidade em museus, Leandro Pereira (PPG Memória e Patrimônio/UFPel), Leonardo Dias de Oliveira (Museu Histórico Nacional) e Ednilson Sacramento (jornalista e consultor de Acessibilidade/UFBA).