Projeto “Pandemia de Narrativas” recebe colaborações da comunidade

Professores e alunos que integram o projeto de pesquisa Antropoéticas, vinculado ao Laboratório de Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criaram o projeto “Pandemia de Narrativas”. A intenção é estimular reflexões sobre Tempo, Espaço, Percepção, Cuidado, Ética, Afetos e Vida. E, a partir disso, estimular o compartilhamento de produções que estejam sendo feitas durante o período da quarentena com o objetivo de expressar emoções e refletir sobre o período atual.

De acordo com o grupo, a arte, em sua potência política, oferece os meios de expressão para transcender as fronteiras materiais ou simbólicas percebidas neste momento em que o recolhimento se faz uma forma de cuidado de si e dos outros. As narrativas tornam-se, assim, meios de expressar e provocar emoções, se (re)perceber e arremessar afora qualquer sentimento latente.

A comunidade pode enviar suas narrativas pandêmicas pelo e-mail narrativasdaquarentena@gmail.com nas seguintes modalidades de participação: Fotografia; Ambiência sonora; Desenho; Colagem; Poesia e Vídeo. O Instagram do grupo é @pandemiadenarrativas.

Como participar
Qualquer pessoa pode enviar fotografias, desenhos, bordados, colagens, vídeos, ambiências sonoras (de até um minuto) e poesias, acompanhados ou não de pequenos textos (com até cinco frases). No e-mail, informe como você gostaria de ser identificado (nome e sobrenome), envie uma pequena biografia (ex.: artista nas horas vagas), o título da narrativa (quando houver), materiais utilizados (quando for o caso) e informe o seu Id no Instagram. Depois de nos enviar, por e-mail, siga-nos no Instagram para que possamos marcar você na publicação.

Requisito único: As narrativas devem ter sido produzidas durante a Pandemia de COVID-19.

No e-mail você também deve informar: Nome do/a autor/a; Mês e ano de produção; Título da narrativa (se for o caso); Técnicas/materiais (quando for o caso); Cidade do/a autor/a; e Id do Instagram.

Se você tem dúvidas, envie um e-mail para narrativasdaquarentena@gmail.com e o grupo entrará em contato.

Especificações para as imagens
Postagem individual – As fotos serão postadas em formato quadrado (10x10cm ou 8x8cm) e panorâmica (6x3cm), especificações do Instagram.
Recurso carrossel – Apresenta uma imagem de capa e uma sequência de imagens que podem ser visualizadas clicando na seta de avanço para a direita. (Até 10 fotos podem ser postadas nessa modalidade).
Montagem – As imagens são enviadas pelos autores já em formato quadrado (10x10cm ou 8×8 cm) e panorâmica (6×3 cm), especificações do Instagram.

Especificações para vídeos e ambiências sonoras
Devem ser enviados arquivos em Mp4 (com no máximo um minuto), acompanhados de uma imagem a ser utilizada como capa da postagem. Caso não seja enviada, será utilizada capa padrão.

Especificações para poesias
Podem ser enviadas em vídeo (até um minuto) ou por escrito. Se for por escrito, o ideal é que caibam num banner de divulgação do Instagram.

Desenho – é uma forma particular de ver e representar o mundo. Há quanto tempo você não desenha? A quarentena tem mudado isso?

Bordado – O bordado é uma outra forma de explorar o desenho. Você borda para passar o tempo? Se tem vontade de compartilhar suas produções, envie.

Fotografia e vídeo –
Você já fez uma “self” em diferentes ângulos da sua casa? A fotografia em torno do “eu”, em diferentes espaços, pode mudar as percepções da rotina vivenciada.

Ambiências sonoras –
Você já parou para pensar em quantas informações os sons à sua volta carregam? A partir de uma ambiência sonora podemos identificar presenças, práticas que se repetem, dinâmicas da vida em movimento, imaginar um espaço.

Colagens –
A colagem é um meio de expressão para você? Se tem vontade de compartilhar suas produções, envie.