Boletim Meteorológico especial aponta temperatura amena e chuva forte na quinta-feira

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está elaborando boletins especiais de previsão meteorológica em função da pandemia do Coronavírus. O material desta semana aponta que os próximos dias terão temperatura amena e chuva forte na quinta-feira (21). Acesse aqui.

De acordo com o boletim, as previsões indicam que haverá mínimas acima de 10˚C em quase todo o estado e tardes quentes com máximas acima de 25˚C. Uma frente fria atuará na quinta-feira trazendo chuvas fortes e tempestades com valores acumulados acima de 30 mm. Nas áreas de tempestades o acumulado poderá ultrapassar 60 mm. As chuvas ocorrerão entre quinta-feira e sábado de forma intermitente pois, além da frente fria, um ciclone extratropical se formará no oceano Atlântico sul trazendo umidade de forma rápida para o estado. Também são esperados ventos fortes (acima de 60 km/h) na costa sul do RS durante o final de semana.

O boletim lançado nesta segunda-feira (18) tem, além da previsão para a semana, a tendência para o final do mês de maio e a previsão climática para o trimestre maio-junho-julho. A próxima atualização está prevista para a próxima segunda, dia 25.

O conteúdo foi elaborado de forma colaborativa entre o CPMET, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.