Início do conteúdo

Disponível para consulta o Acervo do Choro de Pelotas

Está disponível o Acervo do Choro de Pelotas, projeto colaborativo de pesquisa realizado pelo Núcleo de Música Popular da UFPel em parceria com o Clube do Choro de Pelotas. O projeto visa a criação de um acervo vivo construído coletivamente por músicos, estudantes e chorões em conjunto com os investigadores, colocando a pesquisa ação participativa para a recuperação destes materiais à serviço da comunidade pelotense.

Os documentos foram selecionados junto com os músicos de choro e suas famílias, que contribuíram de forma fundamental para o projeto. Tais materiais foram recuperados e digitalizados com o auxilio do Laboratório de Conservação e Restauro de Papéis da UFPel, coordenado pela professora Silvana Bojanovski, e se encontram disponíveis na plataforma digital do projeto. Os documentos, que serão em breve devolvidos aos colaboradores, consistem em fotos, partituras, vídeos e áudios que são de extrema preciosidade para a preservação da memória do choro e da cultura pelotense.

Para a consulta do material foi produzido um catalogo digital, nele é possível conhecer todos os itens da coleção e solicitar, via plataforma Institucional Dspace, o documento desejado. Para isso o usuário, pesquisador ou chorão, deve solicitar via e-mail (choropelotas@gmail.com) o material desejado.

O endereço para ter acesso ao catálogo é https://wp.ufpel.edu.br/choropelotas/2020/02/14/disponivel-o-catalogo-digital-do-acervo-do-choro-de-pelotas/  .

A equipe do projeto é formada por Rafael Velloso e Raul d’Avila, na coordenação,  Adler Maciel, Francisco Franco e Luiz Fernando do Reis, na captação de áudio e vídeo,  Guilherme Sperb, Gustavo Mustafé e Vasco Azevedo, na Transcrição de Gravações,  Gil Soares, Pedro Edler e Guilherme Sperb, no Apoio às visitas de Campo,  Otavio Boszczovski e Silvana Bojanovski, do Laboratório de Conservação e Restauração de Papeis da UFPel, na Digitalização e restauro dos documentos.