Início do conteúdo

Leppais realiza Pandemia de narrativas: vida em quarentena

Pandemia de narrativas nasce num período em que a Pandemia do Covid-19 obriga a traçar novas rotas de vivência diária, impulsiona a entrar cada vez mais esse espaço denso e concentrado que é casa, cada canto, cada brecha,repensando nosso cotidiano e nossas práticas de circulação e consumo, o que afeta diretamente as emoções e torna as pessoas mais atentas às experiências sensoriais. A arte, em sua potência política, oferece os meios de expressão para transcender as fronteiras materiais ou simbólicas percebidas neste momento em que o recolhimento se faz uma forma de cuidado de si e dos outros.

Sendo assim, torna-se uma aliada nos processos de representação e compartilhamento das emoções que permeiam as experiências individuais e torna possível vislumbrar um cenário compartilhado à distância, pelo meio virtual.  Entende-se as narrativas de si como meios para refletir sobre as vivências individuais, partilhadas numa situação social comum: a quarentena. As narrativas tornam-se, assim, meios de expressar e provocar emoções, se (re)perceber e arremessar afora qualquer sentimento latente.

O objetivo do projeto é, portanto, estimular reflexões sobre Tempo, Espaço, Percepção, Cuidado, Ética, Afetos e Vida. E, a partir disso, estimular o compartilhamento de produções que estejam sendo feitas durante o período da quarentena com o objetivo de expressar emoções e refletir sobre o período atual.

A ação está sendo desenvolvida por professores e alunos que participam do projeto de pesquisa Antropoéticas, vinculado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), e-mail narrativasdaquarentena@gmail.com,   Instagram: @narrativasdaquarentena. É possível enviar fotografias, desenhos, bordados, colagens, vídeos, ambiências sonoras (de até 1 minuto) e poesias, acompanhados ou não de pequenos textos (com até 5 frases). No e-mail informe como gostaria de ser identificadeo (nome e sobrenome), envie uma pequena biografia (ex.: artista nas horas vagas), o título da narrativa (quando houver), materiais utilizados (quando for o caso) e informe o seu Id no Instagram. Depois de enviar, por e-mail, siga no Instagram para que seja possível marcar na publicação.