Início do conteúdo

Ações contra a Covid fortalecem presença da UFPel na comunidade

As aulas estão paradas na UFPel. A Universidade, não.

No combate à Covid-19, a Instituição realiza ações nas áreas de saúde, pesquisa, suporte, comunicação, acadêmicas, administrativas e também políticas. Presencialmente ou a distância, batendo de porta em porta, falando no rádio, agitando tubos de ensaio, instalando leitos ou oferecendo lazer no isolamento, a UFPel mantém forte presença na sociedade, orientando autoridades na tomada de decisões e auxiliando comunidades a venceram o difícil momento.

​Entre todas as atividades, a que tem ganho mais destaque, ocupado espaços na mídia, até internacional, e auxiliado autoridades a tomarem decisões, é a pesquisa que levanta a incidência da Covid no Estado do RS. Agentes da pesquisa já realizaram quase 4,2 mil testes rápidos para o coronavírus em amostras da população de nove cidades gaúchas; na primeira de uma série de quatro inquéritos populacionais.

A pesquisa inédita, encomendada pelo Governo do Rio Grande do Sul à Universidade, estima a proporção de casos de infecção pelo coronavírus no Estado, incluindo pessoas sem sintomas, determina a propagação da doença e auxilia na elaboração de estratégias de saúde pública para o enfrentamento da pandemia.

O estudo, coordenado pela UFPel, conta com o apoio do Ministério da Saúde e a parceria de outras 11 instituições de ensino superior públicas e privadas, que são a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); Universidade de Passo Fundo (UPF); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo).

A pesquisa é financiada pela Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta, também da capital, e Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. Os resultados são divulgados pela coordenação do estudo e pelo Governo do RS, assim que totalmente disponíveis e analisados pelos especialistas.

Bem mais

Mas o trabalho em pesquisa é bem mais diversificado. Artigos científicos sobre a doença foram compilados e colocados à disposição da comunidade, boletins meteorológicos especiais em função da pandemia estão sendo elaboradas pelas equipes da Faculdade de Meteorologia e do Centro de Pesquisa e Previsões Meteorológicas e foi montada, na Universidade, uma equipe científica para dar respostas rápidas às demandas da sociedade.

Pesquisadores do Grupo de Dispersão de Poluentes e Engenharia Nuclear estão fazendo uma modelagem matemática da evolução do mal no Brasil. A UFPel desenvolve, no CDTec, testes sorológicos e de RT-PCR, atuando, portanto em duas frentes de diagnósticos, identificar as presenças do vírus e da imunidade à doença.

Saúde

Através de uma reorganização, que modificou suas estruturas assistencial, de ensino e administrativa, o Hospital Escola capacitou-se, e foi nomeado, como hospital de referência municipal para tratar a Covid. Em outra ação de destaque, a Faculdade de Enfermagem capacita do HE e das cinco Unidades Básicas de Saúde da Universidade para o enfrentamento à doença.

A padronização dos processos e protocolos de atendimento dos casos suspeitos em Pelotas, atividades de cuidado com a preservação da saúde psicológica dos profissionais de saúde, pelo Facebook, e diálogo e interação com os alunos, por sala virtual de conversa, visando minimizar o impacto do isolamento, são outros exemplos de ações feitas pela UFPel.

Proteção

Em ações de suporte, a Universidade faz máscaras tipo shield, no Centro de Artes e no CDTec, para atender a demanda dos profissionais da saúde. Junto com a UCPel, o IFSul e os Refrigerantes Biri, a Universidade produz álcool gel, direcionado a abastecer hospitais e unidades do SUS na região. A Unidade Cuidativa organiza um mutirão de costureiras para, como voluntárias, fazerem máscaras de tecido para a população.

Comunidade universitária

Várias medidas protegem a comunidade universitária do contágio da doença. A suspensão das atividades acadêmicas, a organização dos Restaurantes Universitários, o trabalho em casa, quando é possível, a gestão por web-reuniões e webconferências, e a organização também das atividades dos terceirizados oferecem maior segurança a todos os segmentos da UFPel, formados por quase 25 mil pessoas.

Ações Políticas

A criação de um comitê interno de acompanhamento da pandemia e as participações nos comitês municipal e estadual que tratam da questão são ações políticas fortes da Universidade.

Comunicação

A Coordenação de Comunicação Social (CCS) tem lançado mão de todos seus instrumentos e profissionais, das áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Audiovisual, Relações Públicas e Gráfica, para manter as comunidades interna e externa bem informadas. Para isso, usa todas suas mídias, como site, mídias sociais, youtube e Rádio Federal FM; e mantém intensa relação com a imprensa local, regional, estadual, nacional e internacional.

As fontes da Universidade são fortemente buscadas para entrevistas nos mais importantes veículos nacionais e do exterior. Fakenews são desmentidas dentro do trabalho da comunicação. Como também foi criado blog com as ações institucionais, cujo endereço é o https://wp.ufpel.edu.br/covid19/. A CCS, ainda, produz vasto material audiovisual e gráfico, no atendimento às unidades acadêmicas e administrativas da UFPel e para ser usado na sociedade em geral.

Mas não são só os setores ligados à CCS que fazem uso das ferramentas de comunicação para combater a Covid-19. Um exemplo disso é a Faculdade de Enfermagem, que lança vídeos diários sobre os cuidados necessários neste período, também por meio do projeto Barraca da Saúde, feito em conjunto com o Curso de Jornalismo.

Tão Perto, tão longe

Em um momento de pandemia em que as pessoas não estão conseguindo manter uma rotina social, surgiu o  projeto “Tão Longe, tão perto”, um espaço virtual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) para informar, trocar experiências e aproximar as pessoas, mesmo longe. Acesse o espaço em https://wp.ufpel.edu.br/prectaolongetaoperto/ ou envie a sua proposta de colaboração para o e-mail taolongetaopertoufpel@gmail.com.

Sempre novo

Mantenha-se atualizado sobre tudo o quê a UFPel faz em função da Covid-19 em https://wp.ufpel.edu.br/covid19/ .