Centro de Engenharias desenvolve pia portátil para combate da Covid-19

Um grupo de professores, técnicos, alunos e egressos do Centro de Engenharias da UFPel esteve envolvido, na última semana, no desenvolvimento de uma pia portátil para contribuir no combate à pandemia do novo Coronavírus, que causa a Covid-19. A estrutura foi denominada Higienizador Eco-Mãos, inspirada pelas estruturas similares elaboradas pela frente tecnológica – a iTecCorona – da Universidade Federal de Rio Grande.

A expectativa é que sejam produzidos 20 unidades do higienizador em uma primeira fase do projeto. Os equipamentos serão instalados junto aos postos de triagem de possíveis contaminados pelo Coronavírus, além de outros espaços de concentração de pessoas, como paradas de transporte coletivo ou nos acessos a UFPel, quando houver o retorno a atividades.

O acionamento do sistema ocorre por aproximação e pelo acionamento de um pedal para iniciar o processo. Primeiro, é liberado automaticamente o sabão líquido, quando acende uma luz verde sobre a bancada. Após, um LED vermelho é acionado, e o indivíduo terá 20 segundos para lavar as mãos. Por fim, um LED azul acende, quando será liberada a água para a finalização no processo de enxágue das mãos. Não há a necessidade de qualquer toque manual para o usuário, evitando possível contaminação.

O interior do tonel contém três compartimentos – um para sabão líquido, outro para água e o último para os efluentes. O reabastecimento de água e sabão é feito de forma manual.

O equipamento, já em funcionamento, tem um custo aproximado de R$ 650,00 e está na fase de testes e ajustes. Está sendo pesquisada a possibilidade de reuso da água, para evitar a necessidade de reabastecimento e remoção de efluentes. Além disso, a equipe pensa em um painel de informações de funcionamento.

A equipe responsável pelo desenvolvimento da estrutura é liderada pelo professor Elmer Gamboa Peñaloza e é composta pelos professores Aline Paliga, Aline Pereira, Ariane Rosa, Carlos Guilherme Neves, Darci Gatto, Isabela Andrade e Maurizio Quadro, pelos técnicos Giusepe Stefanello e José Hirdes, pelos alunos George Coutinho, Yan Costa Alegre, Diego Oliveira e Julian Silva da Cunha e pelo egresso do curso de Engenharia Eletrônica William Rodrigues. O projeto contou também com a colaboração da Superintendência de Infraestrutura da UFPel e de seu Núcleo de Transportes e dos professores Glauber Gonçalves e Vitor Gervini, que produziram equipamento semelhante na FURG.

Empresas locais participaram do projeto: a Freedom realizou a pintura dos tonéis, doados pela Petrosul Comércio e Distribuição de Lubrificantes e pela Lubrisul Lubrificantes e Filtros. Já a adesivagem ficou a cargo da Bit Comunicação Visual Ltda.

Publicado em 13/04/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Centro de Engenharias, coronavirus.