Nota conjunta UFPel – Hospital Escola

As administrações da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Hospital Escola UFPel/EBSERH vêm a público comunicar que um dos médicos residentes que atua no Hospital Escola realizou, por decisão própria, testagem para COVID-19. O exame foi feito às vésperas do feriado da Páscoa, o qual o médico está passando junto a seus familiares, em outra cidade do Estado do Rio Grande do Sul.

O exame realizado pelo médico residente teve resultado positivo, o que fez com que uma série de ações fossem imediatamente tomadas pelas administrações do Hospital Escola e da UFPel, todas dialogadas com a Secretaria Municipal de Saúde e seguindo as recomendações do Centro de Operações de Emergências do Estado do Rio Grande do Sul.

Em primeiro lugar, informamos que o médico residente está sem sintomas da doença, o que é absolutamente normal, tendo em vista que a maioria dos casos da COVID-19 são assintomáticos. Imediatamente quando tivemos ciência do resultado do exame, recebemos do próprio médico a lista de todas as pessoas que tiveram contato próximo com ele, seguindo as normativas dos órgãos de saúde. Posteriormente foram incluídos na lista colegas residentes e equipes de enfermagem que atuaram junto ao médico nos últimos dias.

Todas as pessoas da lista estão orientadas a, na ocorrência de qualquer sintoma, informarem a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) do Hospital Escola. Até o presente momento, dois trabalhadores apresentaram sintomas que podem indicar infecção pela COVID-19. Estes estão sendo acompanhados pela USOST, e já estão com coleta de exame por PCR agendada pela Secretaria Municipal de Saúde, conforme protocolo municipal.

Para garantir a proteção de nossos trabalhadores e evitar o desabastecimento de Equipamentos de Proteção Individual, o Hospital Escola vem gerenciando a dispensação para as situações onde é preconizado o uso desses equipamentos. A instituição está aguardando para esta semana a entrega de 46.000 máscaras cirúrgicas, além de 2.300 testes rápidos.

Reafirmamos a responsabilidade, transparência e seriedade com que estamos tratando a situação da pandemia por COVID-19. Por fim, cabe ressaltar que a UFPel e o Hospital Escola estão inseridos na rede municipal de saúde de Pelotas, que inclui hospitais públicos e privados, e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, respeitados os princípios do Sistema Único de Saúde.

Publicado em 11/04/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Informes Administrativos, Manchete, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.