Aula Inaugural do PROFSAÚDE aborda o Covid-19

Ocorreu nesta sexta-feira (03) a aula inaugural do Mestrado Profissional em Saúde da Família – PROFSAÚDE com o tema Covid-19 e a Atenção Primária. O PROFSAÚDE é um curso em rede nacional que conta com 22 instituições de Ensino, entre elas a UFPel. A aula foi ministrada pelo infectologista Estevão Portela Nunes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI – Fiocruz) e está disponível no Youtube.

O mestrado é coordenado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e pela Fiocruz e conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde – UNA-SUS, o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e com o financiamento do Ministério da Saúde. O PROFSAÚDE visa formar profissionais de saúde para atuar na educação de profissionais de saúde e para apoiar a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do modelo Estratégia de Saúde da Família, através do fortalecimento de conhecimentos relacionados à educação, à atenção e à gestão.

Aula Inaugural

A aula apresentou os aspectos relacionados ao novo coronavírus que embasam as diretrizes para o funcionamento da Atenção Primária. Ao traçar um paralelo entre a situação atual e o livro A Peste de Camus, Estevão abordou  o contexto histórico do Covid -19, as formas de contágio, a importância da quarentena, a importância da distância social e de lavar as mãos, a evolução da epidemia no Brasil e no mundo, a sobrecarga dos profissionais de saúde e os medicamentos em estudo.

Obedecendo aos protocolos do Ministério da Saúde, a aula foi a distância, com transmissão pelo Canal Vídeo Saúde (canal da Fiocruz no Youtube) e teve mais de 1500 acessos. A mesa de abertura foi composta pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, pelo presidente da ABRASCO, Gulnar Azevedo, pelo pró-reitor do PROFSAÚDE e professor do Departamento de Medicina Social da UFPel, Luiz Augusto Facchini, pela coordenadora acadêmicas nacional do PROFSAÚDE, Cristina Guilam, e pela coordenadora executiva nacional do PROFSAÚDE), Carla Pacheco.

Os professores do PROFSAÚDE vinculados ao Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFPel, à Faculdade de Enfermagem e à Escola Superior de Educação Física, assim como alunos do mestrado participaram do evento.

A aula marca o ingresso dos 200 estudantes da 3ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Esta é a primeira turma multiprofissional, incluindo médicos, enfermeiros e dentistas, já que as duas primeiras edições atenderam exclusivamente médicos.

A aula foi gravada e está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=OhXwNtQMUV8

Publicado em 03/04/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.