Início do conteúdo

UFPel recebe bolsas para pesquisas sobre covid-19

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, nesta quarta-feira (1º), a liberação de seis bolsas de mestrado e quatro bolsas de doutorado para que a UFPel desenvolva estudos que tenham como tema o combate da pandemia da covid-19. Foram contemplados os Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Epidemiologia.

Em ofício circular, a Capes pontuou o papel fundamental da ciência na busca de soluções para evitar ou reduzir as consequências da pandemia e informou que as bolsas foram destinadas às instituições com Programas de Pós-Graduação voltados “à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção, hoje e no futuro”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação de Inovação, Flávio Demarco, destacou a importância da liberação das bolsas que serão fundamentais para o combate da pandemia e até de novas epidemias que possam surgir, mas lembrou que o número ainda é pequeno em relação aos 15% de bolsas dos programas de pós-graduação da UFPel que foram cortadas pela Capes em março. “É importante destacar deste corte na ciência que ocorreu neste momento tão crucial para o país”, lembrou.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Eda Schwartz, informou que os orientadores e os alunos que ingressaram em 2020 apresentarão até a próxima segunda-feira (6) as propostas de projeto para seleção das bolsas. “A enfermagem já está atuando em diversas frentes, por exemplo, na prevenção, na capacitação dos profissionais e no apoio a população que está em isolamento. As bolsas chegam para diminuir o impacto dos cortes anteriores e para colaborar com este momento que exige investimentos”, disse.

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Helen Gonçalves, lembrou que a pandemia do Covid-19 tem ensinado muitas coisas e que o País tem muito que aprender com. “Ficou evidente que com fontes confiáveis, baseadas em dados fundamentados, metodologicamente bem coletados e analisados, podemos ajudar a salvar vidas. O fomento à pesquisa, através da concessão de bolsas de estudo, é uma postura correta, um investimento atual e futuro e deve ser mantido. A liberação das bolsas, além de tentar corrigir prejuízos anteriores, fortalece a rede em ciência e tecnologia do Brasil no enfrentamento dessa e de novas crises”, afirmou.