Início do conteúdo

Projeto da UFPel lança diversas atividades para a população

A Universidade Federal de Pelotas está organizando ações em várias frentes de trabalho para apoio no combate ao novo coronavírus. Além de coordenar diversas pesquisas focadas nos temas da pandemia e dar apoio ao Sistema Único de Saúde, a Universidade também tem voltado o olhar às pessoas que estão em casa, em quarentena, fazendo a sua parte.

Em um momento de pandemia em que as pessoas não estão conseguindo estar perto das pessoas que amam, não estão conseguindo manter uma rotina social, surgiu o  projeto “Tão Longe, tão perto”, um espaço virtual organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) para informar, trocar experiências, aproximar as pessoas mesmo longe.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, a ideia do projeto é criar um espaço virtual que reúna várias formas de expressão e comunicação que as pessoas estão usando neste momento. “Não são inéditas, em si mesmas. No entanto, o uso no inusitado e perturbador presente que estamos vivendo, encontra novos efeitos, tanto de compartilhamento como de reprodução. O isolamento social tem sido tanto o motivo como a causa de muitas manifestações. E precisamos encontrar meios de ficar nesta situação, que é a única forma de amenizar o contágio e, assim, amenizar os sinistros efeitos da doença, sem provocar em nós próprios o sentimento de solidão e confinamento. Daí a ideia de reunir as pessoas e suas expressões em um lugar onde os próprios visitantes podem propor atividades, deixar o seu registro, ouvirem histórias, participarem de conversas e integrarem um repertório de registros que, quando tudo isso passar se tornará uma memória de uma vivência coletiva que nos obrigou a encontrar outras formas de convivência. Essa é a razão desse site: uma contribuição ao presente”, disse.

Acesse o espaço em https://wp.ufpel.edu.br/prectaolongetaoperto/.

Salas de conversa

As salas de conversa têm o objetivo de promover lugar virtual para ouvir, perguntar e conversar sobre temas relacionados ao combate do COVID-19. As inscrições podem ser realizadas no site do projeto https://wp.ufpel.edu.br/prectaolongetaoperto/salas-de-conferencia/.

SALA 1

Na Sala 1 que tem como tema “Profissionais da frente de combate à Covid – 19 : entre ações e reflexões”, profissionais de saúde e professores envolvidos nas ações da linha de frente de combate ao corona vírus comentarão suas vivências neste trabalho que está sendo a base para conter a epidemia no local onde estamos.

Próxima Conversa – Quinta feira, 02 de abril, 10h – Na linha de frente do combate ao coronavírus desafios, percepções e sentimentos dos profissionais envolvidos – Apresentadores: Enfermeira Evelyn Castro Robalo, Enfermeiro Gabriel Vitolla, Psicóloga Márcia Leão de Lima.

SALA 2

Na Sala 2 serão abordados temas sobre a reorganização da rotina em tempos de isolamento social. Com o isolamento social, em decorrência da pandemia do Coronavírus, sem avisos prévios, houve uma ruptura muito forte na rotina das pessoas. Assim, esta sala busca proporcionar à comunidade um espaço para discussão e reflexão acerca da importância de reorganização das rotinas para que minimizar as nossas perdas ocupacionais, bem como um espaço para debater sobre a saúde mental.

Próxima conversa – Sexta feira, 03 de abril, 15h – Reorganizando a rotina em tempos de isolamento social – Apresentadora: professora Desirée Nobre Salasar

SALA 3

A Sala 3 será um espaço para que as pessoas troquem experiências com o objetivo de aprender a enfrentar a crise do Coronavírus. A economia mundial foi surpreendida de maneira abrupta com a rápida disseminação do Coronavírus e a economia brasileira também está inserida nesse cenário. A ideia é compartilhar as estratégias de enfrentamento a crise dimensionando seus impactos, desafios e pontos fortes e fracos em diferentes situações.

Próxima conversa – Sexta feira, 03 de abril, 15h – Estratégias empresariais emergenciais de enfrentamento ao Coronavírus para pequenas e médias empresas – Apresentadores: professora Ana Centeno e professor Maurel Oliveira.

Lives

O projeto está recebendo materiais culturais para compartilhamento de apresentações curtas que possam ser veiculadas na plataforma Youtube como proposta de cultura em períodos de isolamento. O tema pretende que as pessoas que estão atendendo à orientação de isolamento social, que está ocorrendo em vários países, expressem solidariedade e positividade apresentando o seu olhar sobre proteger a si e aos demais através do simples cuidado em ficar em casa.

Os vídeos podem ser encaminhados pelo endereço https://wp.ufpel.edu.br/prectaolongetaoperto/lives/.

Concurso de foto

Com o tema “DA MINHA JANELA”, o concurso é um convite para todas as pessoas, de qualquer lugar e qualquer idade, que queiram participar da exposição e concurso online de fotografias. O tema pretende que as pessoas expressem solidariedade e positividade apresentando o seu olhar sobre proteger a si e aos demais através do simples cuidado em ficar em casa.

Minha Máscara

As crianças também podem participar do projeto Tão perto, tão longe, através da ação “EU GOSTO DA MINHA MÁSCARA” que é voltada para todas as crianças de 6 a 12 anos, de qualquer lugar do país, que queiram participar da exposição virtual diária de desenhos EU GOSTO DA MINHA MÁSCARA. O tema pretende que crianças nessa faixa etária escolar possam expressar sua compreensão do momento em que estamos vivendo mudanças de hábitos que incluem conviver com cuidados que não eram frequentes no Brasil, como o uso de máscaras de proteção em situações de doença.

Gifs Animados

EU – TU – ELE é a ação de produção de Pictogramas e Gifs representativos das orientações sobre prevenção do Covid-19. Voltados para crianças e jovens, os pictogramas estão sendo produzidos pelo artista visual e docente da UFPel José Carlos Nogueira.

Os desenhos apelam para a atenção do público infantil, sobretudo na faixa etária do ensino fundamental, que se encontram, em muitos casos, já em isolamento social.

Destina-se, também, aos professores da rede municipal como material de apoio.

Vídeos

A página também apresenta um acervo de livros que foram produzidos pela equipe do Projeto de Extensão da UFPel Barraca da Saúde. São informativos curtos contendo dicas de como melhor se proteger das formas de contágio do Covid-19. São resultado do trabalho em parceria dos alunos de Enfermagem com os de Jornalismo e de Letras da Universidade Federal de Pelotas.

Ora, direis, ouvir poemas

Leitura de trechos de poemas, de autores consagrados, executada na voz de Beatriz Helena da Rosa Pereira. Durante a prática das diretrizes para o distanciamento social, isolamento dado pelo contexto do Covid-19, a ação tem o intuito de proporcionar à comunidade, em especial às pessoas portadoras de deficiência visual, um acesso fácil e lúdico aos trechos literários escolhidos. Destina-se, também, aos professores da rede municipal como material de apoio.

Publicado em 01/04/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.