Início do conteúdo

Covid-19: Orientações para ida ao supermercado

Em tempo de pandemia, um dos poucos motivos para sair as ruas é a ida ao supermercado. Muitas pessoas estão com receio de ir às compras. O professor do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) preparou 10 medidas de proteção para a ida ao mercado.

– Nunca fique a menos de um metro de outra pessoa.

– Considere que sua mão está sempre suja. Nunca leve a mão à boca, ao olho, ao nariz ou aos cabelos.

– Pague suas compras no cartão. Não aceite moedas e muito menos notas de papel até depois da pandemia.

– Guarde álcool gel e álcool líquido 70% com um rolo de papel toalha no carro. Coloque as compras no porta-malas e, em seguida, abra a porta do carro e passe álcool gel na mão (ainda fora do veículo)

– Molhe uma folha de papel toalha com álcool líquido 70% e passe no volante, no freio de mão, na alavanca das marchas, na maçaneta interna da porta, nos controles dos vidros e nos controles do rádio.

– Não faça desinfecção do carro por fora. Considere sempre que o veículo está contaminado. Feche a porta e desfrute a viagem.

– Higienize os alimentos ao chegar em casa. Mergulhe as verduras e frutas em uma solução com água sanitária diluída (siga as instruções do rótulo) e depois enxágue com bastante água corrente.

– Passe álcool 70% em embalagens de alimentos que serão armazenadas.

– Higienize também os produtos não comestíveis. Limpe-os com álcool 70% ou deixe-os ao sol por pelo menos duas horas.

– Sempre que chegar em casa tire os sapatos, troque de roupa, lave as mãos e os braços (até o cotovelo).

– É fundamental ter uma roupa de rua. Guarde-a sempre no mesmo lugar e volte a vesti-la somente antes de sair. Não transite com ela pela casa.

– Passe álcool gel 70% uma vez por dia nas torneiras, maçanetas das portas, cheves de casa e do carro, celular e tablet, notebook, teclado e mouse.

– Em caso de dúvidas lave as mãos. A melhor maneira de combater epidemias é com o engajamento da comunidade. Cuide de você para cuidar de todos.

Publicado em 30/03/2020, na categoria Notícias.