Saiu o resultado preliminar do OP. Mais de 2,2 mil votaram

O item Material didático e equipamentos para o ensino, a pesquisa e a extensão na graduação foi o mais votado no pleito universal do Orçamento Participativo (OP) da UFPel, realizado de 18 a 25 de março, na comunidade universitária.  Cada um dos quatro itens receberá valores proporcionais à votação obtida, sendo, portanto, todos contemplados com verbas. São R$ 1,2 milhão do Orçamento de 2020 destinados ao processo, que garante, a cada área votada, no mínimo dez por cento do total dos recursos, ou seja, a quarta colocada na votação receberá R$ 120 mil. Foram 2.203 votantes, 10,4 por cento do total. Os resultados são preliminares, pois cabem recursos. Para dia 30, está prevista a publicação dos resultados finais.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres, ressalta a importância de a Universidade ter mantido a consulta nas datas previstas, mesmo diante da pandemia de coronavirus. “Isso só foi possível porque o sistema de votação é totalmente digital. As pessoas puderam votar em casa, utilizando seus smartphones ou computadores”, sublinhou. Definidos os valores do OP para cada prioridade, a próxima etapa será apontar os projetos a serem contemplados.

O OP é a primeira grande ação de descentralização de decisões administrativas promovida pelo mais novo Conselho Superior da UFPel, o COPLAN (Conselho de Planejamento), órgão consultivo e propositivo ligado à Secretaria de Conselhos Superiores da UFPel. A metodologia adotada pelo Comitê Articulador do COPLAN prevê consulta pública e grupos temáticos, com participação direta de alunos, técnicos e professores da UFPel em todas as etapas.

RESULTADOS

Material didático e equipamentos para o ensino, a pesquisa e a extensão na graduação  –  1.725.

Qualificação e/ou criação deespaços de convivência, permanência e estudo – 1.077.

Sustentabilidade Energética: sistemas para economia de recursos – 855.

Política de Identidade e Identificação da UFPel – 267.

Nenhuma destas – 14.

CRONOGRAMA DO OP

Consulta Universal: de 18 a 25 de março.

Publicação dos resultados: 26 de março.

Apresentação de recursos relacionados aos resultados da consulta: 27 e 28 de março, exclusivamente pelo mail coplan@ufpel.edu.br .

Respostas aos eventuais recursos e publicação dos resultados finais: 30 de março.

Veja mais na página do COPLAN: https://wp.ufpel.edu.br/coplan/ .