Hotel de Pelotas oferece quartos para profissionais do Hospital Escola

Desde a manhã desta sexta-feira (27), o hotel Jacques Georges, localizado no centro de Pelotas (RS), está acolhendo profissionais de saúde ligados ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas que estejam na linha de frente no cuidado a pacientes infectados pela Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

O hotel, que estava fechado para hóspedes devido às medidas de isolamento social e mantinha somente operação interna, ofereceu seus 38 quartos para abrigar os trabalhadores que tenham contato com o vírus e que não queiram retornar aos seus lares. A hospedagem não envolverá custos para a UFPel.

De acordo com a superintendente do HE/UFPel, Samanta Madruga, a medida surgiu para proporcionar um cuidado para com os colaboradores do hospital diretamente envolvidos com pacientes contaminados pelo Coronavírus, por serem potenciais contaminantes daqueles com quem convivem. “Os profissionais estão fazendo isso pela consciência da necessidade do isolamento”, explica Samanta.

Como na cidade de Pelotas ainda há apenas um paciente internado com a Covid-19, tão-só três profissionais de Enfermagem farão uso do espaço disponibilizado pelo hotel. No entanto, à medida que o número de internados cresça, também aumentará a equipe envolvida no atendimento, elevando o número de hóspedes. Por isso, também, em um primeiro momento, apenas um andar do hotel será utilizado.

Rede de solidariedade

A disponibilização do hotel é fruto de uma série de diálogos entre a Administração Central da Universidade Federal de Pelotas com o setor hoteleiro da cidade. Diversos estabelecimentos se colocaram à disposição, mas o Hotel Jacques Georges foi o escolhido pela localização mais central e pelo fato de estar fechado a hóspedes externos, algo que se colocou como critério para minimizar a chance de infecção.

A diretora do hotel, Jacqueline Halal, se diz feliz em ajudar a equipe do Hospital Escola, mesmo que o contexto em que isso ocorre, a pandemia de Coronavírus, não seja algo bom: “Temos que estar juntos nesse momento, para nos ajudarmos mutuamente”.

Jacqueline conta que o hotel havia sido fechado, devido às medidas impostas para o isolamento social, mas que ainda havia a operação interna; foi nesse contexto em que o chamado da UFPel aos hotéis pelotenses foi acolhido. “A equipe, que poderia estar assustada, teve uma receptividade muito legal e topou estar nessa linha de frente”, afirma. A diretora conta que profissionais do Hospital estiveram no hotel para esclarecer os funcionários sobre os cuidados necessários e sobre a própria pandemia.

Um gesto de cuidado

Os profissionais da área da saúde são alguns dos públicos mais atingidos pelo novo Coronavírus, que tem um alto índice de transmissibilidade, justamente por estarem na linha de frente da atenção; mas também são possíveis comunicadores desse vírus. Ouvindo ao seu apelo, de que não gostariam de levar a doença aos seus ambientes de convívio, foram buscadas soluções para que fosse pensado um alojamento para recebe-los enquanto estão trabalhando na equipe específica de tratamento à Covid-19.

“Eu gostaria de um local para ir que não fosse a minha casa, pois lá há minha mãe, que está no grupo de risco”, explica a enfermeira do HE Ana Cândida Bálsamo. Ela foi a primeira profissional da casa de saúde a utilizar a hospedagem disponibilizada pelo Hotel Jacques Georges.

Ana Cândida conta que já havia feito a opção por um possível alojamento mesmo sem saber que este seria um hotel, já que ela não tinha como fazer uma logística de isolamento, pois não tinha outra opção que não a sua casa: “Desde que os casos começaram a aparecer, comecei a me organizar para cuidar daqueles que eu poderia vir a contaminar com o vírus”.

A superintendente Samanta Madruga agradece a essa parceria de solidariedade estabelecida com o Hotel Jacques Georges: “Tenho o sentimento de podermos trazer um cuidado com o nosso colaborador, que está tenso e com medo dessa situação”.

Publicado em 27/03/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.