Centro de Artes também produzirá máscaras de proteção

O trabalho remoto não tem impedido a união da comunidade da UFPel para demonstrar a importância da solidariedade neste momento de pandemia. Diversos grupos, em diferentes unidades acadêmicas estão unindo forças e criatividade para auxiliar no combate ao novo coronavírus. Mais uma equipe da UFPel organizou-se para confeccionar máscaras de proteção, as chamadas “face Shields”, que são utilizadas por cima das máscaras N95 e óculos dos profissionais de saúde para proteger o rosto de respingos de produtos químicos e de materiais potencialmente infecciosos.

Para a diretora do Centro de Artes, Úrsula Rosa da Silva, é um momento de unir esforços de todas as áreas do saber para enfrentar a pandemia em busca de resultados menos calamitosos. “É tempo de repensar nossas práticas, ver que a interdisciplinaridade do conhecimento se aplica no cotidiano, em problemas que muitas vezes não imaginamos. Por isso a importância da pesquisa, da responsabilidade social que temos como universidade pública. É importante que todos façam sua parte pensando no bem estar de todos”, finalizou Úrsula com um pedido para que todos fiquem em casa.

A equipe, composta por seis servidores do Centro de Artes e uma servidora da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), realizou uma experiência com alguns materiais, pesquisou sobre questões ergonômicas e a partir daí, definiu um padrão que será utilizado. O protótipo foi aprovado pela equipe médica do Hospital Escola da UFPel. Além disso, foi desenvolvido um manual de produção para que novos voluntários também consigam confeccionar as máscaras.

A Proplan está adquirindo o material e na próxima semana a equipe iniciará a produção que tem como meta inicial 2 mil máscaras que serão distribuídas para os profissionais de saúde. Os insumos necessários para a confecção são lâminas de acetato A4 (espessura aproximada de 0,3mm), Elástico (largura 35mm), espuma densidade D33 (espessura 3cm), Tubo cola bond e Papel Sulfite 120g adesivado.

Publicado em 27/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.