Início do conteúdo

Vacina veterinária contra Coronavírus não pode ser usada em humanos, diz professora da UFPel

“Não há possibilidade de uma vacina veterinária ser usada em humanos”. Essa declaração, da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Veterinária da UFPel, Sílvia Hubner, é um esclarecimento para a informação que circula em mídias sociais de que a vacina veterinária para imunização contra o Coronavírus poderia ser utilizada para seres humanos.

O primeiro esclarecimento da docente é que, embora já haja vacina para o Coronavírus voltada para os animais, esta é para outros vírus dessa família e não teria efeito para a versão que causa a pandemia. Sílvia explica que, mesmo todos sendo conhecidos como Coronavírus, eles são muito diferentes entre si e, muitas vezes, infectam espécies específicas. Dessa forma, as proteínas que induziriam a imunidade em cada uma dessas cepas virais não são compartilhadas entre tais possíveis alvos.

Além disso, além de uma vacina veterinária não causar a proteção, justamente por não oferecer o gatilho que geraria a imunidade necessária para seres humanos, a aplicação poderia gerar reações no local do corpo ou até mesmo efeitos danosos no receptor.

A coordenadora do PPG em Veterinária esclarece ainda que a vacina veterinária para as antigas formas do Coronavírus já existe há muito tempo e faz parte da rotina de vacinação dos animais de estimação.