Faculdade de Enfermagem lança nota de apoio e agradecimento a profissionais da área

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou, nesta sexta-feira (20), uma nota de apoio e agradecimento a enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

Leia:

O ano de 2020 foi eleito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia, com o objetivo de reconhecer o trabalho feito por Enfermeiras (os), Técnicas (os) de Enfermagem, e Parteiras em todo o mundo, defendendo mais investimentos para esses profissionais melhorando suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional (OPAS, 2019).

Infelizmente o ano de celebração da enfermagem culminou com a Pandemia de COVID-19 e com o menor investimento em saúde e educação das últimas décadas no Brasil. Entretanto, são em momentos como este que olhamos para os profissionais da Enfermagem e reconhecemos a importância do seu trabalho, conseguindo vislumbrar o alcance de suas ações no contexto da Saúde Mundial.

As equipes de enfermagem estão na linha de frente na prevenção, cuidado e assistência à população que está sendo acometida pelo COVID-19. Somos a maioria dos profissionais dentro das Unidades Hospitalares e de Atenção Básica, ou seja, somos a maior parte dos profissionais que atuam na Rede de Atenção à Saúde. No entanto, o mundo ainda precisaria de mais 800 mil profissionais da enfermagem para atingir a cobertura universal de saúde, alcançando a meta de 9 milhões de enfermeiras (os) e parteiras (OPAS, 2019).

Dados do Conselho Federal de Enfermagem apontam que no Brasil os profissionais de enfermagem são quase 2.300.000, que atuam em diferentes níveis de atenção (básica, média e alta complexidade) tanto na rede pública quanto privada (COFEN, 2020) e que hoje representam a base de atenção à saúde na pandemia. Sendo responsáveis por ações de prevenção a nível individual e coletivo, triagem de casos suspeitos, realização de assistência direta aos pacientes e seus familiares, além de participarem ou coordenarem grupos de pesquisa e/ou comitês direcionados a minimizar os agravos à pandemia.

A Pandemia de COVID-19 mostra aos brasileiros a importância das condições de trabalho e reconhecimento dos profissionais da saúde em especial da equipe de enfermagem tão importante neste momento de crise; além disso, reforça e sustenta a importância do Sistema Único de Saúde – SUS (por ser um sistema universal); dos investimentos na saúde (que foram congelados a partir da EC 95); dos investimentos em pesquisa (que podem ajudar na prevenção, cuidado e cura com desenvolvimento de vacinas e tratamento para o COVID-19); das Universidades Públicas (as quais têm monitorado, planejado e estruturado grande parte das ações de combate ao COVID-19, principalmente através dos seus Hospitais Escola ou Universitário).

Neste sentido, reconhecemos aqui o empenho dos profissionais de saúde, em especial, das Enfermeiras (os), Técnicas (os) e auxiliares de enfermagem de Pelotas e região neste momento tão delicado que enfrentamos. Ressaltamos ainda nosso respeito às instituições de saúde, ensino e organizações sociais que estão mobilizadas para o combate ao COVID-19. Sabemos que as dificuldades são inúmeras, mas o comprometimento com a saúde da população é maior, pois se entende que saúde de qualidade é um direito de todos.

Precisamos destacar ainda o empenho de todas (os) as (os) Enfermeiras (os) servidoras (os) e docentes da Universidade, em especial da Faculdade de Enfermagem que estão contribuindo de forma ímpar na tentativa de minimizar os efeitos desta pandemia na região, propondo a união de esforços entre academia, serviço e comunidade. E de nossas futuras (os) enfermeiras (os) que estão empenhadas na propagação de informações qualificadas, na construção de materiais educativos e no apoio aos serviços de saúde.

Agradecemos estas equipes pelo esforço e competência no trabalho, sabemos que a população está sendo cuidada com responsabilidade e que vocês estão fazendo o máximo para proteger e assistir a todos. E por isso lembramos que o trabalho precisa ser coletivo e colaborativo e que a população tem papel fundamental frente às medidas de prevenção e contenção do vírus principalmente no que tange o isolamento social, o uso das mídias sociais e o acolhimento com as equipes de saúde, pois todos nós estamos enfrentando o mesmo problema.

Vivemos um momento delicado tanto na saúde quanto no contexto social, econômico, político e cultural, sendo assim, entendemos que a forma de enfrentar esta pandemia é unir esforços, praticar a solidariedade, apoiar as equipes de saúde e nos responsabilizarmos pelos mais frágeis e pelo combate a este vírus. Propagando mensagens de apoio e compartilhando as experiências positivas a fim de manter a união e a serenidade, tendo sempre em mente que a situação é grave e exige compromisso individual e coletivo então não saia sem necessidade extrema, não consuma mais que o necessário, não promova aglomerações, não critique as ações alheias, não compartilhe “Fake News” e principalmente busque sempre informações corretas e de fontes científicas.

Contem conosco nesta Luta!

Faculdade de Enfermagem
Diretora Valéria Cristina Christello Coimbra