Início do conteúdo

Nota da UFPel sobre serviços terceirizados

A Administração da UFPel, em continuidade às ações de prevenção ao contágio do COVID-19, visando garantir a saúde pública e a segurança dos trabalhadores, comunica alteração no funcionamento de suas estruturas institucionais, possibilitando dispensar grande parcela dos postos de trabalhadores terceirizados da instituição, enquanto permanecer a atual situação emergencial.

Esta posição da administração da UFPel vai muito além de apenas dispensar os servidores identificados como grupo de risco ao COVID-19 (idosos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas), envolvendo também servidores identificados como residentes com pessoas em risco, dependentes de transporte coletivo e o maior número possível de trabalhadores, reduzindo consideravelmente a circulação urbana, o atendimento ao público, a aglomeração de pessoas e, consequentemente o risco de contágio do COVID-19.

Para possibilitar a instituição dispensar servidores dos postos de Portaria e Limpeza, presentes nos diversos prédios da UFPel, a administração irá promover o fechamento da maioria de seus prédios, reduzir drasticamente o horário de abertura de poucas unidades consideradas estratégicas para as atividades essenciais e manter estritamente o funcionamento dos prédios que promovam serviços de assistência estudantil e saúde na UFPel.

Esta medida possibilitará reduzir em cerca de 70% os trabalhadores em postos de Portaria e mais de 50% dos serviços de Limpeza. Importante ressaltar também a importância dos trabalhadores do serviço de limpeza aptos a desempenhar serviços em ambientes de saúde, os quais estarão, em parte, redirecionados a atuar junto às estruturas assistenciais de saúde pública promovidos da UFPel.

A dispensa de servidores terceirizados estende-se também aos demais serviços contratados pela UFPel, com destaque ao serviço de motoristas que terá redução de 75% dos trabalhadores, mantidos apenas os serviços estratégicos para a situação e o relevante papel institucional na prevenção do contágio do COVID-19.

A Administração da UFPel permanece acompanhando a evolução dos fatos e atuando na gestão deste sensível momento da sociedade e da saúde pública.

Para maiores informações sobre os horários de funcionamentos dos respectivos prédios da instituição, ou como proceder em caso de necessidade de acesso emergencial, a Administração da UFPel indica que o contato seja feito com as respectivas Secretarias e Direções de Unidades, ou através do email proplan@ufpel.edu.br.

Publicado em 19/03/2020, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Informes Administrativos, Notícias.
Marcado com as tags coronavirus.