Diretora de Avaliação da Capes aconselha consolidação de programas

A diretora de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), Sônia Báo, visito u, na última semana, a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, como parte da sua agenda junto à Universidade Federal de Pelotas. Ela também foi recebida pelo vice-reitor, Luis Amaral, que estava no exercício da reitoria. A dirigente foi um dos nomes convidados para a programação da 1ª Semana Inaugural da Pós-Graduação da UFPel e do 1º Seminário de Avaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.

Sônia disse estar impressionada com a gestão da pós-graduação realizada pela Universidade, cujo porte de programas atende muito bem a instituição, proporcionalmente ao seu tamanho. A diretora aconselhou a equipe da pró-reitoria a manter a preocupação com a consolidação dos programas já existentes: “Tive a clareza de que a UFPel está imbuída deste pensamento”, pontuou Sônia. Outra atitude recomendada é a definir melhor a vocação de cada programa, como forma de responder as demandas da sociedade, que é a financiadora de todo o processo de pesquisa e pós-graduação.

Para a diretora de Avaliação, as propostas inovadoras devem dar a tônica para um possível crescimento, especialmente em novas áreas. Deve-se, em sua opinião, produzir conhecimento novo, inovador, que seja transferido para a comunidade: “Os programas devem pensar no que devem fazer para resolver problemas”.

“Já superamos a fase de ter ‘um curso de pós-graduação para chamar de meu’”, explicou. Sônia também orientou que os programas devem buscar renovação, pois as lideranças não são eternas. Mas reconhece que isso não ocorre com um estalar de dedos, mas com mudança de cultura.

Novo modelo de avaliação

Outra pauta trazida por Sônia Báo à equipe da PRPPGI foi o novo modelo de avaliação dos programas de pós-graduação para os próximos ciclos avaliativos. Antes baseada apenas na produtividade dos PPG, a nova proposta traz a multidimensionalidade como palavra de ordem: serão analisados eixos como a formação, a inserção social e a internacionalização. Por isso, o grande foco da pós-graduação na Universidade, segundo o pró-reitor Flávio Demarco, é a consolidação dos programas nesses temas.