Aberta a votação, até 25/3, do Orçamento Participativo da UFPel

Está aberta a votação da comunidade universitária para o orçamento participativo de 2020. O processo, coordenado pelo Conselho de Planejamento (Coplan) da  Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), irá determinar para que área de preferência da comunidade irão recursos do orçamento do ano da UFPel. Os e-mails para votação já estão sendo enviados pelo sistema.

Na correspondência eletrônica, estão todas as informações e links para votar, o que poderá ser feito até as 18h do dia 25 de março. Servidores e acadêmicos recebem no mail, também, a senha pessoal para votação, gerada pelo sistema, com caráter sigiloso e intransferível. A Coplan ressalta que a participação da comunidade é muito importante para a Universidade.

Saiba mais – O Orçamento Participativo da UFPel (OP-UFPel) chegou à sua terceira e mais importante etapa de consultas: a votação em prioridades de alocação de recursos por toda a comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnicos administrativos). Até dia 25 de março é possível votar em uma ou duas das quatro prioridades definidas por Grupos Temáticos em 2019.

Os Grupos Temáticos do OP-UFPel foram compostos por pessoas das três categorias (estudantes, professores e técnicos administrativos) que manifestaram interesse ou que foram sorteados e aceitaram o convite para participar. Essa metodologia fez com que houvesse nesses grupos uma grande diversidade de unidades representadas, formações acadêmicas, faixas etárias e perfis socio-culturais. As principais prioridades definidas por cada grupo são agora submetidas à votação de toda a UFPel. A votação em prioridades do OP-UFPel é totalmente eletrônica.

Por isso, não está sendo impactada por medidas restritivas, não gera aglomeração nem requer deslocamento. As pessoas votam sem sair de casa, utilizando seu computador pessoal ou smartphone. Para isso, precisam seguir as instruções enviadas exclusivamente para o endereço de e-mail cadastrado no Cobalto, na aba “Perfil”, como “Email principal”.

A votação já começou e as cédulas já foram enviadas. Para evitar fraudes, o sistema eletrônico de votação não aceita alterações de e-mail durante o período da consulta. Isso quer dizer que quem atualizar seu e-mail principal agora, garante a participação em votações futuras, mas não poderá receber no novo e-mail as cédulas do Orçamento Participativo. Todas e todos os integrantes da comunidade acadêmica UFPel podem participar da votação em prioridades do OP-UFPel.

Mas atenção, as listas de votação foram geradas dia 16 de março de 2020, para que houvesse tempo hábil para alimentar o sistema. Aqueles alunos e alunas ingressantes que, eventualmente, se matricularam depois dessa data, infelizmente não poderão participar dessa consulta pública. Recomenda-se que mantenham atualizado o e-mail principal no Cobalto para estarem aptos a participar das próximas votações eletrônicas da UFPel. O sistema não está livre de dificuldades e problemas.

Alguns emails comerciais estão bloqueando o envio de cédulas de votação pois identificam essas mensagens como envios em massa (SPAM). Nesses casos, é possível procurar por uma mensagem de “votacao@ufpel.edu.br” na caixa de SPAM, mas alguns provedores de e-mail não disponibilizam as mensagens do sistema nem mesmo na caixa de SPAM. É recomendada a criação de um e-mail institucional da UFPel para evitar esse tipo de problema em votações futuras.

Questões relativas à votação no Orçamento Participativo da UFPel devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico coplan@ufpel.edu.br.

Informações acerca do processo de Consulta Universal à Comunidade encontram-se em https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/03/11/orcamento-participativo-tera-votacao-universal-2/ ou wp.ufpel.edu.br/coplan.

Um passo a passo de como votar e informações sobre o sistema encontram-se em https://votacao.ufpel.edu.br/.