Início do conteúdo

Pesquisa sobre os efeitos do exercício físico em pessoas com hipertensão ganha destaque

 
Nesta última quinta-feira o Grupo de Estudos e Pesquisas em Treinamento Esportivo e Desempenho Físico da ESEF/UFPel teve um artigo publicado na revista científica “Current Hypertension Reports”, que está entre os 15 melhores periódicos de hipertensão e entre os 30 melhores periódicos de medicina interna no mundo todo.

O estudo de metanálise avaliou os efeitos de programas de exercício físico na hipertensão arterial, e constatou que a prática de exercícios aeróbios pode diminuir de modo clinicamente relevante a pressão arterial sistólica e diastólica de pessoas com hipertensão. Dentre os achados de destaque, os autores constataram que o treinamento intervalado de alta intensidade diminui mais a pressão arterial diastólica e aumenta mais o condicionamento aeróbio destas pessoas.

A primeira autora do estudo é uma aluna de graduação em medicina, Juliana Leal, que desenvolveu esta pesquisa como parte de sua iniciação científica, e conta com a participação da professora Leony Galliano, que faz pós-doutorado na UFRGS e orientação do professor Fabricio Boscolo Del Vecchio, da ESEF/UFPel.

Pessoas interessadas podem acessar a pesquisa no link: https://tinyurl.com/hipertensao-julianaleal

Publicado em 09/03/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Educação Física, ESEF, Pesquisa.