Início do conteúdo

Estiagem: UFPel alerta para racionamento de água

Considerando o período de severa estiagem que atravessa a região e a consequente baixa nos níveis dos mananciais que abastecem a Estação de Tratamento de Água do Campus Capão do Leão e o serviço do SANEP em Pelotas, a administração da UFPel alerta a comunidade universitária para o uso racional e a economia do consumo de água na instituição e no quotidiano.

Especificamente para o abastecimento de água no Campus Capão do Leão, novas alternativas estão sendo avaliadas para a captação de água para Estação de Tratamento do Campus Capão do Leão, tendo por objetivo melhorar o atendimento da demanda. Enquanto essa medida não for efetivada, o abastecimento do campus Capão do Leão pode ser comprometido se prolongado o período de estiagem. Além da diminuição da vazão do canal de abastecimento e a consequente redução da oferta de água, outros aspectos decorrentes da estiagem podem impactar o processo de tratamento da água, como o aumento da concentração dos íons de Ferro e Manganês na água bruta, o que causa mudanças na coloração da água tratada.

O Núcleo de Planejamento Ambiental, a Superintendência de Infraestrutura e o Laboratório de Águas da Agência da Lagoa Mirim acompanham este processo de tratamento de água em parceria com a Embrapa Clima Temperado.

É solicitado também que a comunidade fique atenta aos casos de vazamentos e desperdícios de água nas unidades da UFPel e, caso se perceba qualquer situação, seja comunida a Coordenação de Gestão da Manutenção da Superintendência de Infraestrutura.