Abertura da Colheita do Arroz é vitrine para tecnologias da UFPel

Capão do Leão (RS) acolheu, de quarta (12) a sexta-feira (14), um dos maiores eventos da cadeia produtiva do arroz no Brasil, a 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, uma verdadeira vitrine para esta cultura que produz um dos alimentos mais tradicionais da mesa dos brasileiros.

A Universidade Federal de Pelotas, após participação pioneira em 2019, novamente se fez presente enquanto expositora no evento. Em espaço maior que o anterior, o grupo responsável, composto por docentes, pesquisadores e estudantes da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), apresentou diversos conteúdos ligados à orizicultura e também à diversificação de culturas como forma de sustentabilidade ambiental e financeira ao s produtores.

O maior contato direto com o público se dava na vitrine tecnológica, lavoura em miniatura a partir da qual eram explicadas as técnicas e tecnologias propostas; essa vitrine encaixava-se em um roteiro técnico proposto pelo evento, que percorria diferentes vitrines em exposições de cerca de 20 minutos.

A sustentabilidade foi uma palavra forte nas temáticas apresentadas pela equipe da FAEM: opções como manejo direto, rotação de culturas, controle biológico e cobertura de inverno propiciam aos agricultores uma menor agressividade ao meio ambiente e também possibilitam economia e versatilidade econômica, conforme explica o professor Felipe Selau, do Departamento de Solos da FAEM.

A Universidade também contou com um estande, localizado na área de expositores, onde foi realizada a divulgação dos programas de pós-graduação da UFPel, especialmente daqueles nos quais há contato entre os temas desenvolvidos e a cultura do arroz.