UFPel amplia atividades esportivas e aumenta integração com a comunidade

A UFPel vem ampliando as atividades esportivas de forma a incentivar e viabilizar a integração da comunidade acadêmica por meio do esporte e do lazer, além de promover atividades de extensão para a população.

No ano de 2019 foram desenvolvidas ações de esporte em suas diferentes manifestações (participação e rendimento), buscando também atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão inerentes ao contexto universitário.

Entre as ações, os Jogos da UFPel, em sua 7ª edição – Edição Especial em Comemoração aos 50 Anos da UFPel construída com a colaboração efetiva dos alunos da UFPel, contou com a participação de 816 estudantes. A Rústica, também em comemoração ao cinquentenário da UFPel, reuniu 481 inscritos.

As equipes também participaram do 40º Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), em 8 modalidades, nos naipes masculino e feminino. Já nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a UFPel foi representada pelo atleta e judô Lucas Maydana Mendes, campeão do 40º JUGs. Na 32º Copa Unisinos, a Universidade participou em dez modalidades, nos naipes masculino e feminino. A UFPel foi a segunda maior delegação no JUGs e na Copa Unisinos de 2019, ficando atrás da UFRGS.

Confira os principais resultados das equipes de competição da UFPel:

Judô

– No 40º JUGs, o atleta Lucas Maydana Mendes foi campeão na categoria até 90 quilos e terceiro colocado na categoria peso absoluto, representando a UFPel nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2019.

– Na 32ª Copa Unisinos, os atletas Bruno Martins e Juarez Prestes foram campeões nas categorias leve e meio leve, respectivamente. Ian Gontijo foi terceiro lugar na categoria leve. A UFPel obteve a 2ª colocação no geral.

Voleibol (Feminino)

– Campeão dos Jogos Abertos de Pelotas (JAP)

– Campeão da Liga Gaúcha de Voleibol

– Campeão dos Jogos Abertos de Porto Alegre – Série B

– Vice-campeão da Liga Estadual Master – Série Bronze.

Futsal (Feminino)

– 3º lugar nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs)

– 3º lugar no Estadual da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS).

Futsal (Masculino)

– Vice-campeão na 32ª Copa Unisinos

– 3º colocado no Estadual da FGFS

– Campeão do Estadual sub 20 da FGFS.

Handebol (Feminino)

– 5º colocado no JUGs.

Handebol (Masculino)

– Vice-campeão no JUGs

– 3º colocado na 32ª Copa Unisinos.

Rugby (Feminino)

– Campeão Juvenil da Taça de Prata Torneiro Valentin Martinez UY

– Campeão do Torneio Internacional de Riveira

– Vice-campeão Gaúcho juvenil feminino

– 3º colocado no Campeonato Gaúcho Adulto.

Rugby (Masculino)

Vice-campeão Gaúcho Adulto – Segunda divisão.

Basquete (Feminino)

5º colocado na 32ª Copa Unisinos

Basquete (Masculino)

– Vice-campeão do JUGs

– Campeão do JAP

– Vice-campeão da XI Liga Municipal de Basquetebol de Candelária.

– 3º colocado na Copa RS.

Futebol de Campo (Masculino)

Em seu primeiro ano de existência, obteve a 5ª colocação na 32ª Copa Unisinos.

Parcerias

A UFPel desenvolve uma parceria junto às categorias de base do Clube Grêmio Esportivo Brasil, prestando assessoria integral na preparação dos atletas. No ano de 2019, o Xavante sagrou-se:

Vice-campeão da Copa RS sub 19

Vice-campeão gaúcho sub 17

Campeão da Copa Safergs sub 13 e 15.

Com o Grêmio Atlético Farroupilha foi encaminhada a realização de uma parceria esportiva para 2020, em reunião realizada na segunda-feira, dia 23 de dezembro. O projeto prevê que uma equipe da UFPel seja responsável pelo planejamento da preparação física, além de apoio nas áreas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, entre outras.

2020

Para o reitor Pedro Hallal, já passou da hora de as universidades brasileiras investirem mais no esporte universitário e na promoção da saúde para suas comunidades, tanto na comunidade interna, estudantes, técnico-administrativos e professores, quanto na externa. “A UFPel assumiu, desde o ano passado, posição de vanguarda no cenário nacional, criando uma política esportiva universitária que já rendeu resultados logo no seu início. Para 2020, a ideia é ampliar ainda mais as ações de esporte e promoção da saúde na Universidade”, projetou o reitor.

Publicado em 12/02/2020, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Educação Física, ESEF, esportes, Extensão, Gestão, Integração, PREC.