Matrículas do Sisu vão até o dia 5 de fevereiro

A UFPel iniciou o processo de matrículas dos estudantes que foram aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta quinta-feira (30). A Pró-Reitoria de Ensino espera durante o período 2814 estudantes aprovados. O procedimento está sendo realizado no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202) e prossegue até a quarta-feira (5).

Conforme a Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), o movimento foi mais intenso logo no início da manhã, porém o processo tem transcorrido dentro da normalidade. Após o cadastro para matrícula, os estudantes, se cotistas, são encaminhados para as bancas de avaliação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) que procedem com a avaliação fenotípica, a comprovação de pessoas com deficiência ou ainda a avaliação socioeconômica.

Todas as etapas do processo de matrícula ocorrem no Campus II. As bancas de avaliação atendem os estudantes no mesmo prédio. Para acompanhamento dos resultados das avaliações, os estudantes precisam verificar a página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) diariamente. De acordo com a chefe do Núcleo de Serviço Social, Amélia Rodrigues Nonticuri, o estudante precisa acompanhar todo o processo na página para não perder prazos de recursos, por exemplo. “É importante também que os estudantes entreguem toda a documentação solicitada com agilidade, para que os resultados das avaliações sejam entregues mais rapidamente”, lembrou

O estudante Luis Carlos Schuster saiu de Venâncio Aires às 5h da manhã desta quinta-feira (5) para fazer a matrícula no curso de Engenharia de Controle e Automação. “Eu gosto muito da área de exatas e meu irmão já estuda Engenharia de Controle e Automação em outra universidade. Tive boas referências do curso na UFPel, foi assim que escolhi vir para cá”, contou.

Luis teve a companhia dos pais para a matrícula. “É tudo muito novo, é a segunda vez que visitamos Pelotas. Na nossa cidade não tem este curso em universidade pública e em uma particular não conseguiríamos pagar. Estamos muito contentes pela conquista dele”, disse a mãe.

Dúvidas

A coordenadora da CRA, Emileni Tessmer, lembra que a UFPel está realizando matrículas provisórias dos estudantes de escolas que tiveram o calendário acadêmico atrasado em função da greve dos professores, no intuito de não prejudicar os estudantes que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.

Além disso, o estudante que não conseguir ir no dia da matrícula do seu curso, poderá comparecer em outro dia dentro do período matrículas (30 de janeiro à 5 de fevereiro).

Caso o candidato ainda não tenha o comprovante de conclusão do ensino médio, poderá apresentar um atestado ou declaração de conclusão emitido pela escola.

Para outras dúvidas sobre os documentos para a matrícula, o estudante precisa procurar o atendimento da CRA, pelo telefone (53) 32844067 ou pelo site https://wp.ufpel.edu.br/cra/.

Caso as dúvidas sejam em relação aos documentos necessários na avaliação socioeconômica, a PRAE poderá ajudar pelo telefone (53) 32844300 ou pelo e-mail: nsspraeufpel@gmail.com.

E sobre dúvidas com a documentação para comprovação de etnia e deficiência os contatos são do NUAAD e do NAI pelo telefone (53) 32844306.

Auxílios

A PRAE realizará reuniões para orientações gerais sobre os auxílios oferecidos aos estudantes às 11h, durante todos os dias de matrícula. Na oportunidade, a equipe estará tirando todas as dúvidas sobre moradia estudantil e os auxílios moradia, transporte, alimentação, deslocamento, instrumental de odontologia e pré-escolar. Os estudantes que precisam de informações sobre as modalidades de auxílios podem ainda entrar em contato pelos e-mails: ci.prae.ufpel@gmail.com ou cpe.prae.ufpel@gmail.com ou ainda pelo telefone 3284.4040. O site https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao_de_integracao_estudantil/programas_de_assistencia/ também tem informações sobre os auxílios.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Mário Azevedo Júnior, para a moradia estudantil serão disponibilizadas cerca de 40 vagas neste semestre e o auxílio moradia será oferecido para aproximadamente 200 estudantes. “Nestes dois programas específicos, a UFPel precisa fazer uma seleção e atender os mais necessitados. Nos demais programas, 100% das demandas são atendidas”, informou.

Lista de Espera

O estudante que tem interesse em aderir à lista de espera precisa fazer a inscrição no site do Sisu entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Depois disso, deve fazer a adesão da lista de espera da UFPel entre os dias 7 e 11 de fevereiro. As matrículas serão realizadas entre os dias 17 e 20 de fevereiro.

Links importantes

Cronograma de matrículas: https://wp.ufpel.edu.br/sisu/cronograma/.

Edital de matrículas: https://wp.ufpel.edu.br/sisu/2020/01/21/sisu-2020-1-edital-de-matriculas-chamada-regular/

Documentação necessária para a matrícula: https://wp.ufpel.edu.br/sisu/documentos/.

Publicado em 30/01/2020, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Matrículas, SiSU.