Consun aprova Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)

Considerado uma das principais estratégias de aprimoramento da governança, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi aprovado, em sua terceira edição, pelo Conselho Universitário. O documento vale para o período 2019-2021. Veja aqui.

O PDTIC busca o diagnóstico, o planejamento e a gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade. Foram elencadas 210 necessidades, que serão operacionalizadas por meio de mais de 600 planos de ações na fase de execução do Plano Diretor.

As áreas temáticas privilegiadas para a construção do instrumento foram Comunicação Social, Governança de TIC, Processos e Informações Institucionais, Redes e Infraestrutura, Segurança da Informação, Sistemas de Informação e TIC na Educação.

A metodologia adotada para a elaboração do Plano contou com o protagonismo de uma equipe de apoio às áreas temáticas, além do Comitê de TIC da UFPel, contemplando os subprocessos de Preparação, Diagnóstico e Planejamento. Assim, foram definidas as prioridades, levando em consideração aspectos como exigências legais e amplitude da comunidade impactada. “Os indicadores possibilitaram o cálculo das prioridades, que envolvem desde compra de equipamentos até desenvolvimento de sistemas”, enfatizou Francisco de Paula Marques Rodrigues, um dos representantes da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (Progic) no Comitê.