Medicina comemora os 50 anos da turma de 1969

Na tarde do sábado (14), ocorreu, no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel, a reedição da cerimônia de formatura da primeira turma de médicos da Universidade. Estiveram por lá médicos da turma de 1969, para receberem seus diplomas pela segunda vez, a professora Maria Fernandes, que esteve junto com o grupo há 50 anos, familiares e amigos.

A formatura foi dividida em três momentos, a fala das autoridades, como o representante da coordenação do curso de Medicina, o orador da turma, Armando Manduca, o reitor da Universidade, Pedro Curi Hallal, entre outros que estavam compondo a mesa. “Vocês mudam e mudaram a vida de muitas pessoas. O meu total reconhecimento para a importância de vocês médicos para a sociedade. A Faculdade de Medicina vai mudando ao longo do tempo e hoje a Famed é uma unidade acadêmica maior dentro da instituição. A Universidade Federal De Pelotas na qual vocês estudaram tinha um número de alunos bem reduzido naquela época, logo no começo. Hoje, a UFPel tem 20 mil alunos, são 97 cursos de graduação e isso dá uma visão da magnitude do que foi construído com base no que vocês vivenciaram lá atrás, sendo uma das primeiras turmas a se formarem nessa instituição. Para nós enquanto Universidade, reconhecer história e reconhecer as pessoas que fazem que a Universidade tenha um nome tão bonito construído faz parte da nossa missão. Certamente, se a Universidade Federal de Pelotas é bem vista pela sociedade, muito é pelo trabalho que vocês construíram ao longo desses anos, meus sinceros parabéns.”, concluiu o reitor.

Em um segundo momento, foi feita a entrega dos certificados para os ex-alunos da Universidade. Um momento de emoção, como para Armando Manduca. “Eu não consegui controlar a emoção, voltei há 56 anos quando recebi a notícia de que fui aprovado no vestibular”, lembrou.

Para o médico Ernesto Neto, foi uma cerimônia para voltar ao passado, reencontrar colegas e amigos. “Eu acho que é um momento que a gente tem muitas emoções de recordar aqueles bons tempos de estudante. O principal disso tudo é nós revermos hoje toda a turma, sabendo que a grande maioria deles cumpriu a sua meta nessa vida e que estamos chegando acima dos 70 anos e a grande maioria com todos os desejos realizados”, afirmou.

Para finalizar as comemorações foi realizado o descerramento da placa Jubileu de Ouro do curso de Medicina, em alusão ao seus 50 anos, carregando o nome de todos da turma de 1969.

Publicado em 18/12/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags 50 Anos, Estudantes, Faculdade de Medicina, Medicina, saúde.