Evento organizado por estudantes da FAT conecta UFPel e comunidade

O projeto “Semana da Iniciativa e Desenvolvimento Empresarial”, ocorrido entre os dias 25 e 29 de novembro, teve como foco principal a conexão entre a Universidade Federal de Pelotas e a comunidade externa, visando uma semana de Workshops e palestras, com diversos temas da área administrativa e comercial.

A semana foi organizada pelos estudantes da disciplina de Gestão de Projetos da Faculdade de Administração e Turismo (FAT), ministrada pelo professor Deivid Forgiarini, como trabalho de avaliação. Neste sentido, os estudantes foram desafiados a organizar o evento, cada grupo apresentando um projeto de atividade, totalizando 9 atividades com a finalidade de mostrar o papel da UFPel para Pelotas e região. De acordo com o professor, os alunos foram protagonistas de todo o evento. “Eles planejaram e organizaram tudo, buscaram patrocinadores, inclusive pensaram o Plano de Mitigação, caso alguma situação não acontecesse como o planejado”, explicou.

A professora Elaine Garcia dos Santos, que também coordenou o evento, atenta para a importância para os estudantes vivenciarem na prática o que acontece quando se realiza um evento. “Esta vivência é muito importante na formação dos estudantes que futuramente irão organizar e planejar eventos e projetos nas empresas”, disse.

Entre os temas abordados, destacaram-se noções de exportação, incubadora de empresas, mercado do conhecimento, geração de energia sustentável, criação de empresas com o auxílio da UFPel, a importância da UFPel no ramo imobiliário e o uso do capital intelectual da UFPel. “As palestras também mostraram para a comunidade a importância que a Universidade tem para a região, tanto na questão da produção de conhecimento, como para a economia. Os universitários da UFPel movimentam o comércio de Pelotas. No setor imobiliário, representam 20% do faturamento total”, destacou Deivid.

Conhecimento

Entre as temáticas em destaque, o estudante de Gestão Ambiental, DJ Vagner Borges, falou sobre o uso do capital intelectual na UFPel. O estudante teve seus primeiros contatos com a Universidade quando participou do projeto Vizinhança, desenvolvido para promover intervenções comunitárias na área vizinha ao campus Anglo disponibilizando o acúmulo de conhecimento, com vistas a melhorar a qualidade de vida daqueles que ali residem. Na época Vagner participava da Central Única das Favelas (CUFA) e passou a participar das atividades do projeto. “Foi um momento importante, com troca de saberes, trazendo para dentro da nossa comunidade diversas experiências acadêmicas”, disse.

Vagner agora é estudante da UFPel. De acordo com ele, outros membros da comunidade do entorno do campus também passaram a atuar nas atividades e hoje estão estudando na Universidade. Em sua palestra, Vagner destacou a perspectiva de quem vive na prática as questões teóricas nos projetos que desenvolve na comunidade.

Publicado em 17/12/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Administração, Eventos, FAT.