Alunos do Jornalismo UFPel encerram ano letivo com reconhecimentos e prêmios

Júlia Müller e Luma Costa recebendo o prêmio de Menção Honrosa 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Imagem: arquivo pessoal

Ao longo deste ano, acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram reconhecidos em diferentes premiações e competições. Produções de oito alunos do 4º ao 8º semestre nos formatos texto, áudio, vídeo e web receberam as distinções, além de trabalhos científicos.

Em setembro, Amanda Kuhn (4º semestre), Camila Santos (4º) e Luma Costa (6º) figuraram entre os quinze finalistas do concurso Primeira Pauta, promovido pelo jornal Zero Hora. A competição abrange alunos dos cursos de Jornalismo de todo o estado do Rio Grande do Sul. Os classificados tiveram direito ao Seminário Dia Primeira Pauta, um momento de formação e visitas nas instalações do Grupo RBS, em Porto Alegre (RS).

Já a aluna Mariana Hallal (8º) foi uma das trinta pessoas, entre recém-formados e estudantes do último ano de Jornalismo de todo o País, que conseguiram uma vaga na 30ª edição do Curso Estado de Jornalismo. A formação dos “Focas do Estadão” ocorreu em São Paulo (SP) de setembro a dezembro e possibilitou aos escolhidos vivenciar o dia a dia de uma redação de abrangência nacional. Além disso, a turma desenvolveu o podcast Choque da Uva, que trata de ciência no cotidiano.

Em outubro, a acadêmica Isabelli Neckel (8º) conquistou o 3º lugar nacional do Prêmio Jornalismo Cidadão, na categoria Áudio, com a reportagem “Os perigos do ciberbullying entre jovens”. Organizada pela ONG Criar Brasil e pela Petrobras, a cerimônia de premiação ocorreu no Rio de Janeiro (RJ) e agraciou estudantes e jornalistas profissionais das cinco regiões do País com troféu e valor em dinheiro.

Ainda em outubro, o aluno Jefferson Rubira (8º) teve duas apresentações de trabalho na Semana Integrada da UFPel reconhecidas como Destaques de sala. Uma delas, foi apresentada no Congresso de Iniciação Científica (CIC) e a outra no Congresso de Extensão e Cultura (CEC), no eixo temático Comunicação.

Em novembro, as conquistas vieram por meio da premiação local Caça-Talentos, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Pela primeira vez em seus 26 anos, a competição foi aberta também aos cursos de Comunicação da Federal, que levaram para casa dois troféus. Os ganhadores da categoria Projeto de Comunicação Comunitária foram Jefferson RubiraMariana HallalMarina Amaral (8º), com um projeto desenvolvido no bairro Sítio Floresta. Já na categoria Documentário, os vencedores foram Isabelli Neckel, Júlia Muller (6º) e Mariana Hallal, com o documentário “Engenho”, que trata da Estrada do Engenho e do processo de remoção que seus moradores vêm sofrendo.

Por fim, neste mês de dezembro, as estudantes Júlia Muller e Luma Costa receberam Menção Honrosa no 36º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pela OAB/RS e outras instituições de defesa dos direitos humanos. Após competir com produções de todo o Brasil, a dupla recebeu a menção na categoria Acadêmico com a reportagem “Rua é substantivo feminino: as dificuldades de uma mulher desabrigada”, que abordou histórias de vida de moradoras de rua. A entrega do certificado ocorreu em Porto Alegre (RS).

Com informações de  Isabelli Neckel – Agência de Notícias Em Pauta – Curso de Jornalismo UFPel

Publicado em 17/12/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Curso de Jornalismo, Jornalismo, prêmios.