Sessões de Barras de Access serão realizadas no Anglo dia 19

Em uma ação da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), servidoras da instituição irão oferecer, na tarde do dia 19, sessões de Barras de Access. Trata-se da aplicação de uma ferramenta terapêutica feita através do toque com as mãos, em 32 pontos energéticos na cabeça, que correspondem a diferentes áreas da vida pessoal, emocional e material. A atividade é voltada para a comunidade universitária e será realizada das 14h30min às 18h, à sombra das árvores no Campus Anglo, na área em frente à cafeteria.

De acordo com as organizadoras, que são técnicas e docentes da UFPel, nas sessões de Barras de Access os pontos ativados permitem que a energia da própria pessoa se renove, mova e flua livremente e continuamente, sem limitações. Segundo elas, essa ferramenta permite que a pessoa e o seu corpo comecem a desprender-se de pensamentos, ideias, condicionamentos, emoções, atitudes e crenças limitantes que tenha registrado sobre quaisquer situações ou experiências.

Dentre os benefícios, o grupo destaca a redução dos sintomas de depressão e ansiedade; mais facilidade em lidar com todos os aspectos da vida; redução de bloqueios causados por acumulação de raiva, frustração e exaustão; aumento de sentimentos de alegria, diversão, confiança e bem-estar no dia a dia.

O criador e canalizador da técnica é Gary Douglas. Nasceu em Long Island no estado de Nova Iorque, onde morou até os 18 anos, quando se mudou para o estado do Tennessee. Essa teoria e prática se espalhou em mais de 180 países e tem mais de 2 mil colaboradores.

Para a psicóloga da CSQV, Maria Helena Silveira, neste ciclo do ano, com o desgaste natural produzido por todo o período vivido em 2019 e pelo fechamento de todos os compromissos, é necessário renovar as forças. “E como é benéfico quando a contribuição coletiva de colegas vem ao encontro dessas estas necessidades”, salientou.