UFPel aplica provas do Pave; veja os gabaritos

pessoas chegando no prédioNeste fim de semana, dias 7 e 8, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aplicou as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). Processo seriado, que o estudante faz ao longo do Ensino Médio, o processo teve, nesta edição, 9,2 mil inscritos, caracterizando-se como o maior Pave de todos os tempos. Veja os cadernos de provas e gabaritos aqui.

Foram sete locais de prova e mais de 500 pessoas trabalhando no processo, além de pelo menos 20 salas de atendimento especial. Conforme o coordenador da Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (Coodec), Albino Magalhães Neto, o processo transcorreu candidatos fazendo a provacom tranquilidade, com a identificação de alguns percalços normais, como candidatos que compareceram a prédios que não eram o seu local de prova. “Disponibilizamos todas as informações em nossa página, inclusive com a foto de cada prédio, mas infelizmente essas situações acabam ocorrendo”, observou.

Participaram da Primeira Etapa 4.399 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio. Na Etapa 2, 2.669 estudantes do segundo ano e, na Terceira, momento de efetivo ingresso na Universidade, 2.199 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. As abstenções foram de 10,98% na primeira etapa, 3,75% na segunda e 5,54% na terceira.

candidatos fazendo a provaCada etapa teve uma prova objetiva de múltipla escolha, com o conteúdo correspondente àquele ano do Ensino Médio. A terceira etapa teve, ainda, uma redação, cujo tema proposto versava sobre a maneira como se vê a relação entre games e violência. “É um Pave extraordinário em termos de número de participantes e é uma tendência de que vá se superando. Cada vez mais as escolas e famílias estão conhecendo o processo, especialmente escolas públicas”, observou Magalhães, destacando que, como se trata de um processo seriado, o trabalho precisa ser constante para que o aluno siga fazendo as provas a cada ano.

alunos de CristalNesta edição, houve candidatos de mais de 70 municípios, sendo de 70% a 80% de pessoas da Zona Sul do Rio Grande do Sul, em especial de Pelotas, Canguçu e São Lourenço do Sul, mas também de locais mais distantes, como Ijuí e Erechim. Os colegas Rafaela Spiering, 17 anos, Leiliara Soares, 18, e Lucas de Souza, 18, vieram de Cristal para fazer a prova da terceira etapa. “Essa é a nossa chance final para conseguir um lugar aqui”, disse ele. “É uma alternativa que pode nos ajudar a entrar na Universidade”, completou Rafaela.

Rayssa Seyffert, 17 anos, Renan Machado, 18, e Rodrigo Leite, 17, são colegas do Colégio Tiradentes e contam que desde o início do ano vêm alunos do Colégio Tiradentesse preparando para a prova do Pave. “Na parte intelectual estamos bem preparados, com uma boa base que o Colégio nos dá, mas sempre tem a pressão do momento da prova”, observa Renan. Para Rayssa, a terceira fase é um momento decisivo, mas também é resultado dos outros anos. “É muito melhor fazer um processo dividido em etapas. Facilita muito que as provas sejam aplicadas com o conteúdo visto durante aquele ano específico. O Pave possibilita que quem estudou mais possa tirar as melhores notas”, avaliou a moça.

O casal Rejane, 47, e Onofre Maciel, 52, veio de Herval para acompanhar o filho Enzo, de 17 anos, que fazia a última prova que pais aguardam o filhopode levá-lo ao curso de Ciência da Computação. Depois de chegar cedo à cidade e fazer um pequeno turismo, os dois aguardavam em frente ao Colégio Pelotense em cadeiras de praia, com direito a rádio para acompanhar o futebol e passar o tempo. Segundo o casal, o rapaz se prepara desde o início de cada ano letivo e foca o estudo nas matérias cobradas no Pave, seguindo também orientações dos professores da Escola Estadual São João Batista. De acordo com eles, a área da Computação já é de família – dois primos de Enzo já estão estudando na área. “Ele é muito decidido para o que quer e vem se preparando. Vamos torcer para ele conseguir entrar na universidade, que é o sonho dele”, contou o pai.

candidatos fazem a provaPave
O Pave visa o preenchimento de 20% das vagas oferecidas no ano letivo seguinte, para cada um dos cursos de graduação da Universidade. É composto por três etapas e aplicado de forma gradual e sistemática, ao longo do Ensino Médio. Para o ingresso em 2020, das vagas destinadas ao Pave, 80% ficam reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. O PAVE chega a essa edição com um crescimento de 64% nos últimos três anos. O volume de candidatos – em todas as etapas, nesse período, – passou de 5,9 mil para 7,5 mil, chegando aos mais de nove mil em 2019. Saiba mais aqui.