Capes visita UFPel para pensar a nova Plataforma Sucupira

Uma equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) esteve na UFPel nos dias 6 e 7 para reuniões de planejamento da nova Plataforma Sucupira, plataforma de gestão de Programas de Pós-Graduação. O processo de reforma do sistema está ocorrendo de forma piloto em sete universidades federais.

Entre as ações levantadas para a construção da nova Sucupira está a possibilidade de integração dos diversos sistemas da CAPES com os sistemas de gestão das próprias universidades e a centralização de informações e otimização de tempo e processos. De acordo com o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Rafael Vetromille-Castro, a equipe selecionou algumas universidades para ouvir os usuários, os administradores, as gestões de cursos e docentes sobre as experiências de utilização do atual sistema, proporcionando a avaliação e sugestão de ferramentas e melhorias para a nova plataforma. “Destacamos algumas necessidades como a diversificação do acesso, que hoje é exclusivo para coordenadores, a integração dos sistemas, um sistema de alerta sobre ações demandadas e questões relativas a usabilidade”, explicou.

As reuniões ocorreram com a participação de coordenadores e secretarias dos cursos de Pós-Graduação em Química e Memória Social e Patrimônio Cultural e com as equipes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e Pró-Reitoria de Gestão da Informação, além de dois docentes da UFPel que utilizam a plataforma: a professora do PPG em Letras e Comunicação, Carmem Matzenauer e o professor do PPG em Fisiologia Vegetal, Gustavo Souza. A CAPES trouxe seis representantes, além de um representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Publicado em 09/12/2019, na categoria Notícias.