Projeto de Extensão da UFPel conclui seus estudos no Perímetro de Irrigação do Arroio Duro no município de Camaquã/RS

No dia 30 de novembro a equipe do Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (PAR-AUD) concluiu os estudos no Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, onde executaram durante dois anos atividades de extensão relevantes para a região do município de Camaquã.

O PAR-AUD foi uma parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, a UFPel e a Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD. Este projeto foi coordenado pelo professor Gilson Porciúncula, cuja equipe é composta por professores e técnicos administrativos do Centro de Engenharias – CENG, Centro de Desenvolvimento Tecnológico- CDTEC e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAURB, bolsistas de graduação, mestrado e doutorado de diversos cursos de Engenharia e da Arquitetura. Neste projeto foram definidas três metas de trabalho: Meta 1 – Estudo e Avaliação do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, Meta 2 – Proposta de Revitalização do Perímetro e Meta 3 – Proposta de uso de Energia Alternativa para o Perímetro.

Segundo Porciúncula, este projeto de extensão proporcionou um grande desafio na área de Engenharia, no qual estava evolvida uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores docentes e técnicos administrativos, alunos de graduação, mestrado e doutorado. Neste projeto tivemos a oportunidade de colocar em prática as teorias de engenharia utilizando dispositivos didáticos reais, transformando o Perímetro de Irrigação do Arroio Duro em um grande laboratório.

Além de atender os objetos de avaliação, proposta de revitalização e uso de energia alternativa para o Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, foi uma grande oportunidade de aproximar as atividades da Universidade às demandas da sociedade, conciliando aprendizado prático com a solução de problemas. A partir desta interação resultaram publicações científicas e acadêmicas, sendo três Trabalhos de Conclusão de Curso, cinco relatórios de estágio, um Capítulo de livro (capítulo aceito), um Artigo em Revista, um artigo no ENPOS e seis resumos expandidos no SIIEPE.

Devido aos resultados alcançados no Projeto PAR-AUD o MDR apresentou uma nova proposta de execução destes estudos, agora no município de Arroio Grande, no Perímetro de Irrigação do Chasqueiro. O Termo de Execução Descentralizada – TED, instrumento que disponibiliza recursos para o financiamento dos estudos, já está tramitando na UFPel.

Publicado em 05/12/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Chasqueiro, Extensão, Projeto de Extensão.