Epidemiologia treina auxiliares de pesquisa para estudo sobre a saúde da população de Pelotas

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE) realizou a capacitação das auxiliares de pesquisa para o estudo Saúde Em Casa – Estudo de Mestrado em Consórcio para Avaliação da Saúde do Adulto. O treinamento, conduzido na semana de 18 a 22 de novembro, encerrou-se na última sexta-feira com a realização de um estudo piloto com moradores do conjunto residencial Cohabpel. Ao longo da semana, 17 candidatas participaram de aulas teóricas e práticas para aplicação de cada uma das questões do levantamento e receberam orientações sobre como conduzir as entrevistas utilizando tablets com o programa RedCap para registro das respostas. As auxiliares de pesquisa, em conjunto com os mestrandos da pós em epidemiologia, serão responsáveis pela coleta de informações em visitas domiciliares a aproximadamente 3,4 mil pessoas com idade a partir de 18 anos, em setores censitários representativos da zona urbana da cidade de Pelotas (RS).

Realizada pelo curso de mestrado em epidemiologia da UFPel, a pesquisa Saúde Em Casa irá traçar um panorama da saúde da população de Pelotas, abordando uso de medicamentos, qualidade do sono, realização de atividade física, uso de serviços de saúde, fatores psicossociais, percepção de violência, entre outros. Os domicílios que participarão da pesquisa são escolhidos por sorteio, e as informações fornecidas pelos participantes são confidenciais, sendo utilizadas para análise sem identificação dos entrevistados.  As visitas domiciliares terão início no mês de dezembro. Todaas auxiliares de pesquisa estarão identificadas com camisa e crachá do estudo. A estimativa é de finalização do estudo no primeiro semestre de 2020.