Início do conteúdo

Pibid/UFPel promove Seminário

Com o tema “O que aprendemos, o que ensinamos”, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 26 a 30 de novembro, seu 7º Seminário.

Nos primeiros dias, de 26 a 29, as atividades serão de encontros entre os Grupos de Trabalho (GTs). O foco dos debates estará nos objetivos do projeto institucional do Pibid-UFPel. Os GTs farão avaliação do ano de trabalho, respondendo às questões norteadoras do Seminário: “o que aprendemos?” e “o que ensinamos?”. Os encontros serão nas Unidades dos cursos de Licenciatura.

No dia 30, encerrando o Seminário, haverá a mostra dos trabalhos realizados durante a semana do evento nos GTs, com direito a piquenique (o Pibidnique) e confraternização de encerramento. Vai ser na área externa do Campus Anglo, das 9h às 14h.

O Pibid na UFPel
A missão do Pibid é promover a integração entre a educação superior e a educação básica, favorecendo a qualificação da formação inicial de professores dos cursos de licenciatura da UFPel.

Dentre seus objetivos, estão contribuir para a valorização do magistério e para o incentivo à profissão docente e inserir os licenciandos da UFPel no cotidiano de escolas da rede pública de educação. A proposta proporciona a eles oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.

Programação dos GTs

Grupo de Trabalho Data Horário Prof. Responsável
Artes Cênicas 26/11    9h Maria Fonseca Falkenbach
Pedagogia 27/11    9h Gilceane Caetano Porto
Língua Portuguesa 27/11    9h João Luís Pereira Ourique
Matemática 27/11    14h Antônio Maurício Medeiros Alves
Filosofia/Sociologia 27/11    14h Marcus Vinícius Spolle
Química 27/11    18h Fábio André Sangiogo
Física 27/11    18h Rafael Cavagnoli
Biologia 27/11    19h Luis Fernando Minello
História 28/11    14h Mauro Dillmann
Educação Física 28/11    16h Andrize Ramires Costa
Língua Inglesa 29/11    8h Eduardo Marla de Marques
Geografia 29/11    14h Rosangela Lurdes Spironello
Artes Visuais 29/11    16h Kelly Wendt