Mostra Latino-Americana de Cinema de Rio Grande tem apoio da UFPel

A 1a. Mostra Latino-Americana de Cinema de Rio Grande acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande/RS, de 27 a 29 de novembro de 2019 e tem apoio da Universidade Federal de Pelotas. O evento é um desdobramento da Mostra de Cinema OfCine que foi criada, em 2016, para a exibição dos curtas-metragens produzidos pelo projeto de extensão OfCine – Oficinas de cinema, do IFRS – Campus Rio Grande, coordenado pela professora Raquel Andrade Ferreira.

Em 2017, a Mostra ampliou sua abrangência a curtas-metragens nacionais. E, em 2018, integrou às suas atividades a primeira edição do Cinemário – Seminário de Cinema – com palestras, mesas e oficinas, ministradas por profissionais do audiovisual de diferentes áreas. Já em 2019, o evento mantém o formato que integra mostra e seminário e inicia seu processo de internacionalização, com foco na América Latina. O objetivo é divulgar e discutir o audiovisual latino-americano contemporâneo, por meio da exibição de produções e do intercâmbio com artistas, pesquisadores e realizadores da região.

Nesta primeira edição, a Mostra dedica especial atenção à indústria audiovisual do Uruguai. O diretor Adrián Biniez (ARG/UR), premiado com o Urso de Prata, no Festival de Berlim, por seu primeiro longa-metragem Gigante (2009), é um dos convidados especiais do evento. Além de participar da mesa Cinema Latino-americano Contemporâneo, Biniez apresentará seu mais recente filme, Las Olas, em uma sessão comentada, e ministrará uma Oficina de Direção.

A programação trará ainda as oficinas de Alfabetização Audiovisual – Projeto Entre-linhas (UFSM/FW), ministrada por Janaína Gomes (BR), e de Roteiro, ministrada por Eleonora Loner (BR). Outro convidado especial é o crítico Diego Faraone (UR), que apresentará um Panorama do Cinema Uruguaio e participará da mesa Processos Pessoais da Crítica Audiovisual. A mostra promoverá também a discussão em mesas temáticas de duas questões muito importantes no atual contexto da produção: as Mulheres no Audiovisual e as Perspectivas do Cinema Brasileiro. E, no contexto da produção nacional, o média-metragem brasileiro Sete anos em maio (2019), de Affonso Uchoa, que será exibido em sessão comentada, com a presença dos atores Wederson Santos e Rafael Rosa, é uma esperada atração.

A Mostra promoverá ainda uma sessão comentada da Mostra Fresta (FURG), com seus idealizadores: Ana Maio e Marcelo Gobatto. E, para dar protagonismo ao formato que deu origem ao evento, ocorrerão duas sessões comentadas de curtas-metragens, uma dedicada à produção uruguaia e outra à produção gaúcha. Destaque às exibições noturnas da Mostra que acontecerão na área externa do IFRS com projeção na tela inflável do SESC-RS.

O evento realizado pelo Projeto OfCine – Oficinas de cinema, do IFRS – Campus Rio Grande em parceria com o PPGAVI – Mestrado em Artes Visuais, da UFPel e a Fecomércio/SESC-RS.

Confira a programação Folder Mostra.

Publicado em 25/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Cinema, Mostra de cinema.