UFPel recebe professor francês para curso “Linguística e Poética”

Dessons (à esquerda) e outros integrantes da mesaA Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está recebendo nesta semana o professor Gérard Dessons, da Universidade Paris 8. O convidado está ministrando o curso Linguística e Poética (Linguistique et Poétique), que iniciou ontem (19) e vai até esta quinta-feira (21), no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

Dessons é uma referência mundial na área da teoria poética, cuja reflexão e discussão envolve língua, literatura e tradução. O pesquisador é um dos pioneiros desse campo de trabalho e atuou junto ao fundador da teoria poética, Henri Meschonnic. É a primeira vez que Dessons vem ao Sul do Brasil.

Dessons e auditórioNo primeiro dia do curso, o pesquisador apresentou a problemática que está sendo tratada durante os três dias de encontro: as relações entre o estudo da linguagem e o estudo da literatura. Em outras palavras, em termos de disciplinas, as relações entre a linguística e a poética. A reflexão conduziu os participantes não somente aos terrenos da criação literária, mas igualmente àqueles da tradução.

Nesta quarta-feira, ele aborda o conhecimento da linguagem suscitado pelas obras. A reflexão gira em torno de um domínio da linguagem bastante acessível: as práticas de pontuação – o uso do branco em Mallarmé, o uso das vírgulas em Lautréamont, a “despontuação” em plateiaApollinaire, entre outros. A partir daí, o ponto de vista será estendido a outros fatos de linguagem. Além disso, será observado o que ocorre na versificação francesa. A reflexão se apoiará em práticas bastante diferentes, tanto dos escritores clássicos como dos escritores modernos.

O último encontro abordará a questão do ritmo. Através da história desse conceito – uma história que começa com os gregos e conduz aos séculos europeus 19 e 20 – surgem desafios completamente diferentes. Os participantes aprenderão a analisar e a notar o ritmo francês, e, sobretudo, a comentá-lo. O trabalho se dará, portanto, entre a tecnicidade e a epistemologia.

Biografia e obra:
Gérard Dessons é professor de língua e literatura francesa na Universidade Paris 8, onde trabalha com a poética, a teoria da linguagem e a teoria da arte. É membro do grupo Polart – poétique et politique de l’art.

Publicou “Émile Benveniste, l’invention du discours” (Éditions, IN PRESS, 2006), obra que influenciou os trabalhos em torno do pensamento de Benveniste no Brasil.

Dessons também orientou o trabalho de tese de Chloé Laplantine, “Émile Benveniste: poétique de la théorie. Publication et transcription des manuscrits inédits d’une poétique de Baudelaire” (2008).

Publicou ainda:
La Voix juste. Essai sur le bref (Paris, Manucius, “Le marteau sans maître”, 2015);
Le Poème (Armand Colin, 2011/1ª ed. 1991);
La Manière folle. Essai sur la manie littéraire et artistique (Manucius, 2010);
Rembrandt, l’odeur de la peinture (Laurence Teper, 2006);
Introduction à la poétique. Approche des théories de la littérature (Armand Colin, 2005/1ª ed. 1995);
Maeterlinck, le théâtre du poème (Laurence Teper, 2005);
L’Art et la manière. Art, littérature, langage (Honoré Champion, 2004);
Traité du rythme: des vers et des proses – avec Henri Meschonnic (Nathan, 1998).
Petite théorie du papier (Marano Vicentino, Pino Guzzonato, 2000);
Lieux communs – dessins d’Odile Druhen (La Licorne, 1993);
Mon rêve d’une femme assassinée – dessins d’Hervé Sornique (Cardinaux, 1988).