ALM e Instituto de Pesquisas Hidráulicas tratam de Modelagem para a Bacia Mirim

Na quinta-feira (14), reuniram-se na Agência da Lagoa Mirim (ALM) da UFPel o diretor, Gilberto Loguercio Collares, e sua comissão de apoio técnico com a equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS (IPH). O encontro tratou do acordo de cooperação que compreenderá a consolidação de resultados de modelagem hidrológica para a bacia hidrográfica da Lagoa Mirim e a realização de esforços conjuntos de estudos e análises hidrológicas na abrangência da bacia que sejam capazes de expressar a dinâmica desse sistema transfronteiriço que suporta múltiplos usos da água.

Pela ALM, além do diretor, estavam os pesquisadores Felipe Lobo, Angélica Cirolin, Viviane Terra, o engenheiro Paulo Duarte (FEPAM) e o doutorando Guilherme Bartels, IPH. Pela equipe do IPH, estavam os pesquisadores Walter Collichonn, Fernando Mainardi Fan, Juan Martin Bravo e Davis Manuel Lelinho da Motta Marques, todos do Grupo de Pesquisa de Hidrologia de Grande Escala, com destaque na Modelagem Hidrológica de Grandes Bacias, já que o Modelo de Grande Bacias-MGB foi desenvolvido no IPH e será aplicado para expressar o comportamento hidrológico da Mirim frente aos usos da água, efeitos das variações e modificações climáticas, pelos os usos com a navegação, entre outras atividade que se utilizam desse manancial hídrico.

Essa cooperação técnica também avançará junto ao corpo técnico da Direção Nacional de Águas – DINAGUA do Uruguai e com os pesquisadores da Universidade da República do Uruguai – UDELAR, consolidando as intenções estabelecidas na 119Reunião da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, a CLM, realizada julho passado em Montevideu, que criou um Grupo de Trabalho Técnico para tratar dos assuntos de qualidade e quantidade de água na abrangência da Bacia da Lagoa Mirim, onde a ALM tem o compromisso e protagonismo na organização e planejamento dessas ações.

Publicado em 19/11/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Agência da Lagoa Mirim, ALM.